thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara dos EUA votará divulgação dos arquivos de Epstein após Trump desistir de oposição à medida

epstein

Por David Morgan

WASHINGTON (Reuters) – A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos republicanos, deve votar na terça-feira para forçar a divulgação dos arquivos do Departamento de Justiça sobre o falecido criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, avançando em uma questão que rompeu as relações entre o presidente Donald Trump e alguns de seus apoiadores mais fervorosos.

Dois dias depois de Trump ter abandonado abruptamente sua oposição de longa data à medida, é praticamente certo que a votação será bem-sucedida, enviando uma resolução que exige a divulgação de todos os materiais não confidenciais sobre Epstein ao Senado para consideração.

Trump, que reconheceu que já foi amigo de Epstein mas disse que eles se desentenderam, por muito tempo alimentou as chamas das conspirações sobre o financista que cultivou muitos amigos ricos e poderosos. Desde que voltou ao poder, a questão se tornou um raro ponto fraco para o presidente com seus apoiadores. Uma pesquisa Reuters/Ipsos de outubro constatou que apenas quatro em cada dez republicanos aprovam a forma como Trump lidou com o assunto, bem abaixo dos nove em cada dez que aprovam seu desempenho geral.

Trump disse que não tinha nenhuma ligação com os supostos crimes de Epstein e recentemente começou a chamar a questão de “farsa democrata”.

O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, resistiu durante meses a uma iniciativa de divulgação liderada pelo deputado republicano Thomas Massie, que coletou assinaturas de 218 membros da Câmara para uma petição para forçar uma votação da resolução.

A oposição de Trump azedou as relações com uma de suas mais fortes apoiadoras congressistas, a deputada republicana Marjorie Taylor Greene, que expressou repetidamente sua irritação pelo fato de o Departamento de Justiça não ter divulgado mais detalhes sobre Epstein.

Isso mudou com a súbita reviravolta de Trump no domingo, quando ele disse: “Os republicanos da Câmara devem votar a favor da divulgação dos arquivos de Epstein, porque não temos nada a esconder”.

A declaração de Trump provavelmente resultará em uma forte demonstração de apoio entre os republicanos, que detêm uma maioria de 219 a 214 na Câmara. Os democratas já manifestaram apoio à medida.

Não ficou claro se o Senado, liderado pelos republicanos, trataria do assunto. O gabinete do líder da maioria no Senado, John Thune, recusou-se a comentar antes da votação na Câmara.

(Reportagem de David Morgan e Jonathan Allen, reportagem adicional de Richard Cowan)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

reforma cop30

COP30-Cúpula da ONU vê clamor por mudanças nas negociações climáticas

Por Kate Abnett e Simon Jessop e Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) – Uma questão existencial paira sobre a cúpula da COP30 deste ano no Brasil: para que servem realmente as negociações climáticas anuais da ONU? Mais de 30 anos de negociações sobre ações globais para combater a mudança climática resultaram

cop30

COP30-Presidência brasileira elabora esboço de proposta de acordo

Por Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) – A presidência brasileira da COP30 elaborou um esboço de um possível acordo. O documento, visto pela Reuters, contém uma cláusula que insta todas as partes a eliminarem gradualmente subsídios aos combustíveis fósseis. Outra seção apresenta uma série de opções de redação, uma das quais

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.