thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

EUA encerram fase probatória de julgamento do Google por violar lei antitruste

google

WASHINGTON (Reuters) – O governo dos Estados Unidos reforçou seus principais argumentos contra o Google, da Alphabet, nesta quinta-feira, encerrando a fase probatória de uma batalha judicial em que acusa o líder de buscas online de violar leis antitruste para manter sua posição dominante.

No julgamento, iniciado em 12 de setembro, o Departamento de Justiça norte-americano buscou provar que o Google é um monopolista e abusou ilegalmente de seu poder para favorecer seus interesses financeiros.

O juiz distrital Amit Mehta disse que estava indeciso sobre como se posicionar. “Não tenho ideia do que vou fazer”, disse ele após marcar os argumentos finais para o início de maio.

Este caso, movido durante o governo Trump, foi o primeiro de quatro destinados a conter líderes de tecnologia. O segundo, contra a Meta, também foi movido durante o governo Trump, enquanto as autoridades de Biden seguiram com um segundo caso contra o Google e um contra a Amazon.com.

O professor de economia do MIT, Michael Whinston, testemunha final do governo no último dia da fase probatória, destacou os pontos principais do caso do governo.

Ele discordou do argumento do Google de que precisava competir com a Microsoft para ser exclusivamente pré-instalado em smartphones.

Os pagamentos do Google para a Apple e outros, que somaram 26,3 bilhões de dólares em 2021, foram essencialmente lucros de monopólio pagos aos distribuidores, segundo ele. “O Google lucrou muito com esses contratos”, disse.

A Alphabet relatou lucro líquido de 19,69 bilhões de dólares de julho a setembro, em comparação com 13,91 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior. A receita totalizou 76,69 bilhões de dólares no trimestre.

Whinston afirmou que o Google tinha o poder de mercado para aumentar as taxas de publicidade sem perder anunciantes, citando experiências da empresa. “Toda vez, eles descobriram que aumentar os preços é lucrativo”, disse.

John Schmidtlein, advogado do Google, também reiterou uma das principais defesas a companhia durante o julgamento — que os pagamentos eram acordos legais de divisão de receitas que resultaram da concorrência e tinham como objetivo garantir que operadoras de telefonia móvel e fabricantes de smartphones fizessem atualizações adequadas e mantivessem os dados dos usuários seguros.

Ele também enfatizou que o Google é popular devido à sua qualidade, apontando as análises de smartphones como o Samsung Fascinate, que mostram que os consumidores ficaram insatisfeitos quando o Bing, da Microsoft, era o mecanismo de busca padrão do telefone.

(Reportagem de Diane Bartz)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dispositivo móvel exibindo o logo da OpenAI com um teclado de computador ao fundo, iluminado por luzes roxas e azuis, simbolizando tecnologia e inovação em inteligência artificial.

OpenAI diz não ter planos para usar chip interno do Google

A OpenAI afirmou que não tem planos ativos para usar o chip interno do Google para alimentar seus produtos, dois dias após a Reuters e outros veículos de notícias informarem sobre a decisão da empresa de recorrer aos chips de inteligência artificial de seus concorrentes para atender à crescente demanda.

Logo da Meta na parede, destacando o símbolo do infinito azul e o nome Meta ao lado.

Meta aprofunda investimento em IA com laboratório de “superinteligência”, diz fonte

Por Jaspreet Singh (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reorganizou os esforços da empresa em inteligência artificial sob uma nova divisão chamada Meta Superintelligence Labs, informou uma fonte nesta segunda-feira. A divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da startup de rotulagem de dados Scale AI. Ele será

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma

Pessoa segurando uma carteira de trabalho e previdência social do Ministério do Trabalho do Brasil, com máscara preta, ao ar livre.

Brasil abre 148.992 vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) -O Brasil abriu 148.992 vagas formais de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado do mês passado — fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos — ficou abaixo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.