thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estudo da ONU aponta que temperatura do planeta pode aquecer quase 3°C sem ações agressivas

Estudo da ONU aponta que temperatura do planeta pode aquecer quase 3°C sem ações agressivas

Por Gloria Dickie

LONDRES (Reuters) – Os atuais compromissos dos países para limitar as mudanças climáticas ainda assim colocarão o mundo em um caminho de ficar mais quente em quase 3 graus Celsius neste século, de acordo com uma análise da ONU (Organização das Nações Unidas) publicada nesta segunda-feira.

O relatório anual sobre a Lacuna de Emissões, que avalia os compromissos das nações no combate às mudanças climáticas comparados com a necessidade do planeta, descobriu que o mundo terá entre 2,5 e 2,9 graus Celsius de aquecimento acima do período pré-industrial se os governos não acelerarem as ações em relação ao clima.

Se houver aquecimento de 3 graus Celsius, cientistas preveem que o mundo pode ultrapassar vários pontos catastróficos sem volta, com o derretimento dos lençóis de gelo e a seca da Floresta Amazônica.

“As tendências atuais estão levando nosso planeta a um aumento de temperatura de 3°C”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. “A lacuna de emissões está mais como um desfiladeiro de emissões.”

Os líderes mundiais se reunirão em breve em Dubai para o encontro anual de clima da ONU, a COP28, com o objetivo de manter viva a meta estabelecida no Acordo de Paris, de aumento de 1,5 grau Celsius.

Mas o novo relatório da ONU traz poucas boas notícias. As emissões precisam cair 42% até 2030 para manter o aquecimento dentro do 1,5 grau estipulado no acordo. Mesmo no cenário mais otimista, a chance de atingir o objetivo é de apenas 14%.

As emissões de gás causadores do efeito estufa subiram 1,2% entre 2021 e 2022, para um recorde equivalente a 57,4 gigatoneladas de dióxido de carbono.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de torres de transmissão de energia elétrica ao entardecer, com o céu pintado em tons suaves de rosa e azul

MP que amplia gratuidade da energia passa no Congresso a poucas horas de caducar

(Reuters) – A medida provisória 1.300, que amplia a gratuidade na conta de luz para consumidores de baixa renda, foi aprovada pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira, a poucas horas do prazo limite para que fosse votada ou perderia a validade. Mais cedo nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a

Imagem de um político brasileiro em uma manifestação com presença policial e pessoas ao fundo.

Câmara aprova urgência para projeto da anistia defendido pela oposição

RASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou na noite da quarta-feira um requerimento que confere regime de urgência para o chamado projeto da anistia, proposta defendida pela oposição de olho no perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado. O requerimento foi

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.