thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Envelhecimento da população é “bomba-relógio” para crescimento do PIB, diz banco europeu de desenvolvimento

Idosos em passeio no parque com portão dourado ao fundo, aproveitando dia ensolarado.

Por Libby George

LONDRES (Reuters) – Os países devem agir agora para evitar que a desaceleração do crescimento populacional cause estragos em suas perspectivas econômicas de longo prazo, afirmou o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento em um relatório anual nesta terça-feira.

O relatório afirma que o envelhecimento da população já começou a prejudicar o crescimento econômico em algumas nações – e que, na Europa emergente, a queda na proporção de pessoas em idade ativa deverá reduzir a expansão anual do PIB per capita em uma média de quase 0,4 ponto percentual por ano entre 2024 e 2050.

“Já hoje, a demografia está corroendo o crescimento dos padrões de vida e será um obstáculo para o crescimento do PIB no futuro”, disse à Reuters a economista-chefe do banco, Beata Javorcik.

Segundo ela, os países pós-comunistas “estão envelhecendo antes de enriquecer”, com idade média de 37 anos no momento em que o PIB médio per capita atinge US$10.000. Esse foi um quarto do valor registrado quando a idade média atingiu esse nível nas economias avançadas na década de 1990.

O relatório apontou uma série de fatores que impulsionam a queda na taxa de natalidade, desde mudanças nas normas sociais até a redução dos ganhos na carreira das mulheres por terem um bebê.

Mas, embora quase todas as nações do banco de desenvolvimento tenham pelo menos alguns incentivos para aumentar a taxa de natalidade, Javorcik disse que essas medidas não produziram uma mudança significativa e sustentada em nenhum país.

A migração no nível necessário para neutralizar a queda de nascimentos não é politicamente palatável na maioria dos lugares, segundo o relatório, e a maioria dos cidadãos é “ambivalente” em relação ao aumento do uso de IA para melhorar a produtividade.

A maior alavanca, segundo Javorcik, são as pessoas que trabalham por mais tempo – o que também exigiria algum retreinamento e, possivelmente, mudanças nos esquemas de aposentadoria.

“O que precisamos é ter uma conversa adulta com os eleitores sobre a situação atual, porque as pessoas tendem a subestimar o significado das tendências demográficas”, disse ela.

“Precisamos informar – em especial – os eleitores mais jovens, porque são eles que vão carregar o peso dos regimes de previdência por repartição”.

(Reportagem de Libby George)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma janela de vidro refletindo luzes rosa e azul de neon, com o logo e nome Meta visíveis, em um ambiente moderno e tecnológico.

Meta negocia bilhões em chips do Google, diz The Information

(Reuters) – A Meta está em negociações com o Google para gastar bilhões de dólares em chips da empresa de propriedade da Alphabet para uso em seus data centers a partir de 2027, informou o The Information, um movimento que colocaria o Google como um sério rival da gigante dos

Pessoa observando o pôr do sol na praia ao entardecer, com o mar e o céu coloridos no horizonte. Cena tranquila e relaxante ao ar livre.

Número de turistas estrangeiros deve bater recorde em 2025, diz Embratur

Por Rodrigo Viga Gaier RIO DE JANEIRO (Reuters) – O número de turistas estrangeiros no Brasil deve bater recorde em 2025, disse a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) nesta segunda-feira, que espera chegar à marca de mais de 9 milhões de visitantes de fora do país até

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.