thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Elon Musk deve enfrentar processo por fraude sobre divulgação de sua participação no Twitter

Elon Musk em evento, sorrindo e vestindo paletó. Ele é conhecido por sua inovação em tecnologia e empreendedorismo.

NOVA YORK (Reuters) – Um juiz dos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira a proposta do bilionário Elon Musk de arquivamento de uma ação judicial que o acusa de fraude em relação a antigos acionistas do Twitter ao demorar para divulgar seu investimento inicial na empresa de mídia social, agora conhecida como X.

O juiz distrital dos EUA Andrew Carter, em Manhattan, disse que os acionistas alegaram adequadamente que Musk, agora um dos principais conselheiros do presidente Donald Trump, pretendia cometer fraude por meio de um registro regulatório impróprio, tweets enganosos sobre o futuro da plataforma e uma estratégia para aumentar “silenciosamente” sua participação no Twitter.

Carter rejeitou algumas outras reivindicações na ação coletiva proposta. Ele não se pronunciou sobre o mérito do caso. Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos também está processando Musk por conta da divulgação tardia.

Os advogados de Musk não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Os autores da ação, liderados pelo Sistema de Pensão e Aposentadoria dos Bombeiros de Oklahoma, disseram que Musk ignorou o prazo da SEC de 24 de março de 2022 para revelar que havia comprado 5% das ações do Twitter e esperou mais 11 dias antes de revelar sua participação de 9,2% em um documento da SEC.

Os autores da ação afirmam que isso fez com que Musk economizasse mais de US$200 milhões e os prejudicou, porque eles venderam ações do Twitter a preços artificialmente baixos. Musk comprou todo o Twitter por US$44 bilhões em outubro de 2022.

Em uma decisão de 43 páginas, Carter disse que a divulgação da participação de 9,2% de Musk poderia ser vista como enganosa porque sugeria que ele fez um investimento “passivo” e não planejava comprar a empresa.

Segundo Carter, os acionistas também poderiam abrir processos sobre dois tweets em 26 de março de 2022, nos quais Musk disse que estava “pensando seriamente” em criar um rival para o Twitter e respondeu a uma sugestão de comprar o Twitter e mudar seu logotipo de pássaro dizendo: “Ha ha isso (seria) irado!”

Os advogados de Musk afirmaram que os tweets enfraqueceram qualquer sugestão de intenção fraudulenta porque poderiam chamar atenção indesejada para ele com relação ao Twitter, mas Carter considerou o argumento dos autores da ação “pelo menos convincente”.

As ações do Twitter subiram 27% em 4 de abril de 2022, após Musk revelar sua participação de 9,2%.

(Reportagem de Jonathan Stempel em Nova York)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

eventos revista dos tribunais

Eventos – Novembro de 2025

A Editora Revista dos Tribunais marcará presença nos principais eventos jurídicos do Brasil em novembro! Por que participar dos eventos? Ao visitar nossos estandes, você terá a oportunidade de: Conhecer em primeira mão os lançamentos da Editora; Conversar com autores e juristas de destaque; Adquirir livros diretamente no local; Participar

Homem idoso sorridente usando roupa vermelha, fazendo sinal de positivo com as mãos, ao lado de árvore grande em ambiente natural

Lula diz que fundos climáticos não estão à altura do desafio ao lançar TFFF

BELÉM (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em Belém, onde participa de cúpula de chefes de Estado antes da conferência climática das Nações Unidas COP30, que os fundos verdes e climáticos existentes não estão à altura dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O presidente

Público assiste a conferência no evento COP30 Brasil, na Amazônia, durante o Climate Summit com foco em mudanças climáticas e sustentabilidade.

Diplomatas temem que, mesmo ausentes, EUA tentem influenciar COP30

Por Kate Abnett e Valerie Volcovici e Johan Ahlander BRUXELAS/BELÉM (Reuters) – Os governos que estão indo para a cúpula climática das Nações Unidas COP30 no Brasil estão se preparando para a possibilidade de o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentar interromper as negociações no evento —

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.