thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dólar tem leve queda em linha com exterior e repercutindo veto de Lula a desoneração da folha

Dólar tem leve queda em linha com exterior e repercutindo veto de Lula a desoneração da folha

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar fechou esta sexta-feira em leve queda frente ao real, amplamente em linha com a fraqueza da divisa norte-americana no exterior, ao mesmo tempo que investidores repercutiram a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar integralmente projeto que prorrogava a desoneração da folha de pagamento.

A moeda norte-americana à vista encerrou a sessão em baixa de 0,17%, a 4,8990 reais na venda.

Na semana, o dólar recuou 0,14% frente ao real, marcando a sexta baixa nessa base de comparação em sete semanas.

Operadores afirmaram que a queda do dólar nesta sexta refletiu principalmente a fraqueza da divisa norte-americana no exterior, onde seu índice frente a uma cesta de pares fortes caía 0,40% na volta do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Recentemente, dados de inflação mais baixos do que o esperado reforçaram a visão de que o Federal Reserve já terminou de elevar os juros e pode começar a cortá-los no primeiro semestre do ano que vem, narrativa que têm reduzido o apelo do dólar frente a divisas mais rentáveis nas últimas semanas.

Mas investidores domésticos também repercutiram positivamente o veto de Lula ao projeto que prorrogava até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, que teve sua votação concluída no Congresso no fim de outubro e poderia implicar perda de arrecadação num momento em que o governo se esforça para melhorar a situação fiscal.

“Com um ambiente externo favorável e avanço nas pautas fiscais locais, os investidores aumentam suas apostas em busca de maiores prêmios, resultando na valorização do real, que, por enquanto, se mantém abaixo dos R$ 5,00”, disse Diego Costa, chefe de câmbio para Norte e Nordeste da B&T Câmbio.

Por outro lado, alguns participantes do mercado alertavam para grandes chances de o veto de Lula ser derrubado no Congresso, algo já ventilado por vários parlamentares, que destacaram o amplo apoio que a medida recebeu no Congresso e defendem que a iniciativa afeta a geração de empregos.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira que o veto à prorrogação da desoneração da folha salarial foi necessário porque a medida é inconstitucional, e prometeu apresentar uma alternativa ao benefício, ressaltando que o governo continuará a fazer revisões de incentivos tributários que estão comprometendo as contas da União.

“Acreditamos que, hoje, se forem colocados em votação, os vetos caem. Entretanto, como na política sempre tudo tem um ‘mas…’, Haddad também disse hoje que vai apresentar uma nova proposta que deve atender o pleito dos municípios por mais recursos… Até que tal proposta surja, o nosso entendimento é de que os vetos têm dias contados no Congresso”, disseram Felipe Salto, economista-chefe Warren Investimentos e Erich Decat, chefe do time de análise política da corretora.

No mês de novembro, o dólar acumula baixa de quase 3% frente ao real.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma mão escrevendo em documentos em um ambiente formal, mostrando um copo de água e uma lâmpada de mesa. O cenário reflete um escritório e a formalidade de um ambiente de trabalho sobre recuperação judicial.

A intervenção do Ministério Público na recuperação judicial

Diferente da falência, processo em que a personalidade jurídica da sociedade empresária conclui suas atividades de forma definitiva, a recuperação judicial (RJ) consiste em uma tentativa de acordo entre a devedora e seus credores, com o auxílio e a fiscalização do Poder Judiciário, cujo intuito é dar continuidade à prática

Viatura militar da ONU em operação em uma estrada rural, simbolizando a presença de paz e segurança internacional em áreas de conflito.

Governo Trump propõe eliminar financiamento de manutenção da paz da ONU

Por Jonathan Landay e Humeyra Pamuk WASHINGTON (Reuters) – O escritório de orçamento da Casa Branca propôs o fim do financiamento para missões de manutenção da paz das Nações Unidas, citando os fracassos das operações em Mali, Líbano e República Democrática do Congo, mostraram documentos internos de planejamento vistos pela

Sede da Organização Mundial da Saúde com bandeiras de diferentes países ao fundo, representando a atuação global em saúde pública.

Membros da OMS chegam a acordo sobre como mundo enfrentará futuras pandemias

Por Olivia Le Poidevin GENEBRA (Reuters) – Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a um acordo histórico nesta quarta-feira sobre como aprender com a Covid-19, que matou milhões de pessoas entre 2020 e 2022, e preparar o mundo para futuras pandemias. Os pontos de atrito no caminho

Imagem de líderes internacionais, incluindo Xi Jinping, em evento oficial. Os líderes estão em trajes formais numa cerimônia importante.

Presidente da China pede que ONU e sistemas multilaterais sejam mantidos

KUALA LUMPUR (Reuters) – O presidente da China, Xi Jinping, pediu apoio ao sistema internacional centrado na Organização das Nações Unidas (ONU), no comércio e no Estado de Direito durante uma viagem pelo Sudeste Asiático em meio a uma forte deterioração nas relações entre a China e os Estados Unidos.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.