thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dólar tem leve alta em meio à aversão global ao risco após alerta de Putin

Dólar tem leve alta em meio à aversão global ao risco após alerta de Putin

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta frente ao real nesta terça-feira, em linha com os mercados globais, com investidores demonstrando aversão ao risco após um alerta do presidente da Rússia, Vladimir Putin, aos Estados Unidos com uma doutrina nuclear atualizada.

Às 9h33, o dólar à vista subia 0,15%, a 5,7569 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,10%, a 5,761 reais na venda.

Putin aprovou nesta terça-feira alterações para a doutrina nuclear russa, flexibilizando as condições para um ataque nuclear do país ao permitir o uso de armas nucleares caso sofra uma ofensiva convencional de um inimigo apoiado por um Estado nuclear.

A decisão ocorreu dias depois de o governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter supostamente aprovado o uso de mísseis norte-americanos pela Ucrânia para ataques ao território russo.

A escalada das tensões do conflito entre os vizinhos europeus, que marca seu milésimo dia nesta terça, afetava o apetite por risco em mercados de câmbio e de ações em todo o mundo, impulsionando ativos considerados seguros, como o dólar.

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — subia 0,17%, a 106,400.

A fuga do risco afetava particularmente moedas emergentes, mais voláteis nesses cenários, com a moeda dos EUA avançando sobre o peso mexicano, o rand sul-africano e o peso chileno.

“A real está em desvantagem em relação às moedas portos-seguros até o momento, já que uma ilustração da aversão ao risco varre os mercados em meio a temores de uma possível escalada na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. No entanto, até o momento, o movimento tem sido relativamente contido”, disse Eduardo Moutinho, analista de mercados do Ebury Bank.

“É provável que continue assim enquanto os mercados considerarem a doutrina revisada de Putin apenas uma ameaça, e não o cruzamento de uma linha que dê início a um conflito mais amplo ou o uso de armas nucleares”, completou.

Os mercados globais também continuam observando a busca do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, por um secretário do Tesouro, conforme a disputa pelo cargo parece ter se ampliado após uma pausa no fim de semana.

A perspectiva da implementação de uma nova política econômica que inclua tarifas adicionais e cortes de impostos já vem valorizando o dólar, à medida que analistas consideram os projetos do republicano inflacionários.

No cenário doméstico, investidores continuam à espera do anúncio de medidas de contenção de gastos pelo governo. A demora na divulgação do pacote, após o governo ter prometido o anúncio para depois do segundo turno das eleições municipais, tem estressado o mercado e pressionado os ativos brasileiros.

Em entrevista à Times Brasil/CNBC divulgada no domingo, o ministro do Fazenda, Fernando Haddad, indicou que o pacote está fechado e deve ser anunciado em breve, com a pendência apenas da resposta do Ministério da Defesa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem sério com cabelos grisalhos e expressão concentrada, em um ambiente com pessoas ao fundo, usando jaqueta preta.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega domiciliar

BRASÍLIA, 19 Dez (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta sexta-feira solicitação da defesa de Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, e autorizou que o ex-presidente realize uma cirurgia, mas negou um segundo pedido dos advogados e rejeitou a possibilidade

Imagem de uma nota de dólar com retrato de Benjamin Franklin, destacado em iluminação escura para foco no rosto e detalhes.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Pessoa contando e trocando cédulas de dinheiro, focando em dólares de cem dólares, com destaque para as notas na mão e na mesa.

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira muito próximo da estabilidade no Brasil, à espera de notícias que possam direcionar a moeda norte-americana, que no exterior exibia baixas ante a maior parte das demais divisas. Às 9h40, o dólar à vista cedia

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.