thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Diretora-geral da OMC defende reforma da regra de consenso

Ministra do Afro-Brasil em reunião, com fundo de painel de madeira e bandeira do Afro-Besil ao lado, usando roupas tradicionais coloridas e acessório na cabeça.

(Reuters) – A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) defendeu nesta terça-feira reformas na instituição de 30 anos, destacando sua regra de consenso que exige acordo unânime entre os membros para garantir acordos comerciais globais.

“Precisamos reformar o sistema, não podemos ser complacentes”, disse Ngozi Okonjo-Iweala na conferência Future Investment Initiative, em Riad.

“Precisamos reformar algumas das formas como fazemos negócios, como nosso sistema de tomada de decisões por consenso, que é praticado como unanimidade — todos têm que concordar –, o que realmente retarda a tomada de decisões”, disse ela.

A diretora também pediu aos 166 membros da OMC que se engajem com os Estados Unidos em suas críticas à instituição, muitas das quais ela reconheceu como válidas.

Okonjo-Iweala repetiu que o sistema de comércio global está passando pela maior ruptura das últimas oito décadas, descrevendo-o como “danificado, mas não quebrado”.

Ela elogiou o fato de que mais de seus membros não recorreram a medidas retaliatórias em face das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre parceiros comerciais.

“O fato de que quase três quartos do comércio mundial de mercadorias ainda estão em vigor nos termos da OMC é incrível“, disse ela.

(Reportagem de Emma Farge)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sede do Ministério da Fazenda em Brasília

Fazenda reduz projeção para o crescimento do PIB de 2,4% para 2,3% em 2026

BRASÍLIA, 6 Fev (Reuters) – A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou ligeiramente para baixo, nesta sexta-feira, sua projeção para o crescimento econômico em 2026, revendo para cima a estimativa para a inflação ao consumidor no ano. Relatório da SPE projetou a alta do PIB neste

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.