thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dinamarca condena “escalada” retórica de Trump sobre Groenlândia

Imagem de uma mulher vestindo um terno claro, caminhando em direção à câmera, com o logotipo do Conselho Europeu ao fundo. Ela parece confiante e é retratada em um cenário profissional.

Por Jacob Gronholt-Pedersen e Louise Rasmussen

CONPENHAGUE (Reuters) – Membros do governo da Dinamarca condenaram nesta quinta-feira o que chamaram de escalada retórica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e elogiaram os habitantes da Groenlândia por sua resiliência diante da pressão norte-americana pelo controle da ilha ártica.

Reiterando seu desejo de assumir o controle da Groenlândia, que é um território dinamarquês semiautônomo, Trump disse a jornalistas na quarta-feira que os EUA precisam da ilha para a segurança nacional e internacional.

“Portanto, acho que iremos até onde for necessário. Precisamos da Groenlândia e o mundo precisa que tenhamos a Groenlândia, inclusive a Dinamarca”, disse ele.

O ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, classificou as declarações de Trump como uma escalada.

“Essas declarações muito fortes sobre um aliado próximo não combinam com o presidente dos EUA”, disse ele a repórteres em Copenhague nesta quinta-feira.

“Preciso me manifestar claramente contra o que vejo como uma escalada do lado norte-americano”, disse ele. “A retórica mais rígida é, em todos os sentidos, exagerada.”

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, deve visitar a base militar norte-americana em Pituffik, no norte da Groenlândia, na sexta-feira.

Quase todos os groenlandeses se opõem a se tornar parte dos EUA, de acordo com pesquisas de opinião. Nas últimas semanas, manifestantes antiamericanos realizaram alguns dos maiores protestos já vistos na ilha.

Poulsen disse que cabe ao povo da Groenlândia determinar seu futuro.

Já a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, elogiou os residentes da ilha, que tem uma população de 57.000 habitantes.

“A atenção é esmagadora e a pressão é grande, mas é em momentos como esse que vocês mostram do que são feitos”, escreveu ela em uma publicação no Facebook.

“Vocês não se intimidaram. Vocês defenderam quem vocês são – e mostraram o que vocês defendem. Isso tem o meu mais profundo respeito”, afirmou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grande evento com muitas pessoas reunidas em local fechado, participando de uma conferência ou seminário, sentado em longas mesas de trabalho.

COP30-Cúpula fecha acordo climático difícil que ignora combustíveis fósseis

Por Lisandra Paraguassu e Kate Abnett e Sudarshan Varadhan BELÉM (Reuters) – A presidência brasileira da COP30 fechou um acordo climático de compromisso que aumenta o financiamento para as nações pobres que estão lidando com o aquecimento global, mas que omite qualquer menção aos combustíveis fósseis que o impulsiona. Ao

Detalhes de baganças de café maduras e verdes em um galho, preparado para a colheita, com foco nas frutas vermelhas e verdes em um ambiente natural.

Preços globais do café despencam após Trump remover tarifas sobre Brasil

Por May Angel LONDRES (Reuters) – Os preços globais do café despencaram nesta sexta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, removeu as tarifas de 40% sobre as importações do café verde brasileiro. Os preços de varejo do café nos EUA marcaram uma alta anual de 40% em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.