thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desenvolvimento de IA da Coreia do Norte gera preocupações com sanções, diz relatório

Desenvolvimento de IA da Coreia do Norte gera preocupações com sanções

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte está desenvolvendo inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática para tudo, desde como responder à Covid-19 e proteger reatores nucleares até simulações de jogos de guerra e vigilância governamental, apontou um novo estudo.

As sanções internacionais impostas devido ao programa nuclear podem ter dificultado as tentativas da Coreia do Norte de garantir hardware de IA, mas mesmo assim o país parece estar em busca da recente tecnologia, escreveu o autor do estudo, Hyuk Kim, do Centro James Martin para Estudos de Não Proliferação (CNS, em inglês), na Califórnia.

“Os recentes esforços da Coreia do Norte no desenvolvimento de IA/AA significam um investimento estratégico para reforçar sua economia digital”, escreveu Kim no relatório publicado nesta terça-feira pelo projeto 38 North, a partir de informações de fonte aberta, incluindo a mídia estatal e periódicos.

Alguns dos pesquisadores de IA da Coreia do Norte colaboraram com acadêmicos estrangeiros, inclusive da China, disse o relatório.

A Coreia do Norte criou o Instituto de Pesquisa de Inteligência Artificial em 2013 e, nos últimos anos, várias empresas promoveram produtos comerciais com IA, segundo o estudo.

A tecnologia de comunicação é fortemente restrita e monitorada no país.

Durante a pandemia da Covid-19, a Coreia do Norte usou a IA para criar um modelo para avaliar o uso adequado de máscaras e priorizar os indicadores de sintomas clínicos de infecção, disse Kim no relatório.

Cientistas norte-coreanos também publicaram pesquisas sobre o uso de IA para manter a segurança de reatores nucleares, acrescentou o relatório.

O órgão de vigilância nuclear da ONU e especialistas independentes disseram no mês passado que um novo reator no complexo nuclear de Yongbyon, na Coreia do Norte, parece estar operando pela primeira vez, o que significaria outra fonte potencial de plutônio para armas nucleares.

O desenvolvimento da IA apresenta muitos desafios, escreveu Kim.

“Por exemplo, a busca da Coreia do Norte por um programa de simulação de jogos de guerra usando (aprendizagem automática) revela intenções de compreender melhor os ambientes operacionais contra adversários em potencial”, escreveu ele.

“Além disso, as colaborações contínuas da Coreia do Norte com acadêmicos estrangeiros são motivo de preocupação para o regime de sanções.”

(Reportagem de Josh Smith)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo com arquitetura moderna, céu nublado ao fundo e bandeiras na frente.

Parlamento da UE aprova acordo para enfraquecer leis de sustentabilidade corporativa

BRUXELAS, 16 Dez (Reuters) – O Parlamento Europeu deu sua aprovação formal nesta terça-feira para reduzir as leis de sustentabilidade corporativa da UE, eliminando um dos obstáculos legais finais antes que as mudanças possam se tornar lei. O Parlamento Europeu votou para aprovar as mudanças, com 428 parlamentares a favor,

Imagem do plenário do Congresso Nacional do Brasil, com deputados e senadores discutindo e trabalhando durante sessão, com telas exibindo dados oficiais ao fundo.

Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária

16 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira o texto-base do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, com regras sobre a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Segundo a Agência Câmara

Protesto na Praça do Trocadero em frente à Torre Eiffel, em Paris, com manifestantes segurando bandeiras e cartazes, incluindo um com a mensagem "Stop Mergosur".

Parlamentares da UE buscam aumentar controles sobre importações agrícolas do Mercosul

Por Philip Blenkinsop ESTRASBURGO, 16 Dez (Reuters) – Os parlamentares da União Europeia defenderam nesta terça-feira controles mais rígidos sobre as importações de produtos agrícolas resultantes de um possível acordo comercial com o bloco sul-americano Mercosul, potencialmente atendendo às reclamações dos críticos do acordo. A votação ocorre um dia depois

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.