thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Decreto de Trump que proíbe viagens de cidadãos de 12 países entra em vigor na 2ª-feira

Imagem de Donald Trump durante um evento, com expressão facial intensa e expressão de fala, usando boné branco com inscrição.

Por Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) – O decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que proíbe viagens de cidadãos de 12 países para o território norte-americano entra em vigor às 1h01 (horário de Brasília) de segunda-feira, em uma medida anunciada pelo presidente para proteger o país de “terroristas estrangeiros”.

Os países afetados pela proibição são Afeganistão, Mianmar, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen.

A entrada de pessoas de outros sete países – Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela – será parcialmente restrita.

Trump disse que esses países abrigam uma “presença em larga escala de terroristas”, não cooperam com a segurança de vistos, não têm capacidade de verificar as identidades dos viajantes, bem como possuem registros inadequados de históricos criminais e altas taxas de permanência acima do permitido nos EUA.

Ele citou o incidente do domingo passado em Boulder, no Estado do Colorado, no qual um cidadão egípcio jogou uma bomba de gasolina em uma multidão de manifestantes pró-Israel, como um exemplo da necessidade das novas restrições. O Egito não faz parte da proibição de viagens.

A proibição faz parte da política de Trump de restringir a imigração para os EUA e é uma reminiscência de uma medida semelhante em seu primeiro mandato, quando ele barrou viajantes de sete países de maioria muçulmana.

Autoridades e residentes de países cujos cidadãos serão banidos em breve expressaram consternação e descrença.

O presidente do Chade, Mahamat Idriss Déby Itno, disse que havia instruído seu governo a parar de conceder vistos a cidadãos norte-americanos em resposta à ação de Trump.

“O Chade não tem aviões para oferecer nem bilhões de dólares para dar, mas o Chade tem sua dignidade e seu orgulho”, disse ele em uma publicação no Facebook, referindo-se a países como o Catar, que presenteou os EUA com um avião de luxo para uso de Trump e prometeu investir bilhões de dólares nos EUA.

Parlamentares democratas também expressaram preocupação com as políticas.

“A proibição de viagem de Trump para cidadãos de mais de 12 países é draconiana e inconstitucional”, disse o deputado Ro Khanna nas redes sociais na quinta-feira. “As pessoas têm o direito de buscar asilo.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem idoso sorridente usando roupa vermelha, fazendo sinal de positivo com as mãos, ao lado de árvore grande em ambiente natural

Lula diz que fundos climáticos não estão à altura do desafio ao lançar TFFF

BELÉM (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em Belém, onde participa de cúpula de chefes de Estado antes da conferência climática das Nações Unidas COP30, que os fundos verdes e climáticos existentes não estão à altura dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O presidente

Público assiste a conferência no evento COP30 Brasil, na Amazônia, durante o Climate Summit com foco em mudanças climáticas e sustentabilidade.

Diplomatas temem que, mesmo ausentes, EUA tentem influenciar COP30

Por Kate Abnett e Valerie Volcovici e Johan Ahlander BRUXELAS/BELÉM (Reuters) – Os governos que estão indo para a cúpula climática das Nações Unidas COP30 no Brasil estão se preparando para a possibilidade de o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentar interromper as negociações no evento —

Conferência no Brasil com destaque para a palavra-chave COP30 Brasil, com palestrante importante e público atento durante evento ambiental em 2023.

O que os líderes mundiais estão dizendo na cúpula do clima em Belém?

BELÉM (Reuters) -O Brasil está recebendo líderes mundiais para uma cúpula nesta quinta-feira realizada no âmbito da conferência climática COP30 na cidade de Belém. Veja o que os líderes estão dizendo: SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, ANTÓNIO GUTERRES “Podemos escolher liderar ou sermos levados à ruína.” “Muitas empresas estão obtendo lucros recordes

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.