thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Debate na COP16 da ONU chega a impasse e cientistas alertam para riscos de extinção

Debate na COP16 da ONU chega a impasse e cientistas alertam para riscos de extinção

Por Jake Spring e Oliver Griffin

CALI, Colômbia (Reuters) – Países esbarram em um impasse sobre como financiar a conservação da natureza e outras decisões-chave enquanto a cúpula da ONU sobre biodiversidade COP16 entra em sua segunda semana nesta segunda-feira na cidade montanhosa de Cali, na Colômbia.

Com a natureza em declínio sem precedentes e espécies se extinguindo mais rapidamente do que nunca, cientistas alertaram governos mundiais de que não há tempo a perder.

Até o momento, cerca de 38% das espécies de árvores do mundo — totalizando 16.425 espécies — estão em risco de extinção devido à extração de madeira e ao desmatamento para dar lugar à agricultura, mineração, construção de estradas e outros ações para desenvolvimento, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (UICN).

“Precisamos tomar medidas urgentes se realmente queremos manter essas árvores vivas”, disse a diretora da UICN, Grethel Aguilar, em coletiva de imprensa em Cali.

A cúpula, que marca a 16ª reunião dos membros da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB), tem o desafio de descobrir como implementar 23 objetivos delineados na Estrutura Global de Biodiversidade Kunming-Montreal de 2022, visando interromper e reverter a destruição da natureza até 2030.

O principal desses objetivos é fazer com que cada país do mundo reserve 30% de seu território terrestre e marítimo para conservação — uma meta conhecida como meta 30 x 30.

Até o final da cúpula, na sexta-feira, negociadores e observadores esperam alcançar progressos em uma série de questões relacionadas ao financiamento, material genético, representação indígena e política de conservação.

“As conversas estão indo bem, mas é uma agenda pesada”, disse David Ainsworth, porta-voz do secretariado.

Embora a intensidade das discussões mostre o envolvimento dos países, em alguns casos também é um sinal “de um nível relativamente baixo de confiança” entre eles, disse Ainsworth.

“Os países têm muito trabalho a ser feito nesta semana.”

Até agora, os delegados estão próximos de um acordo sobre uma medida para reconhecer e incluir grupos indígenas na tomada de decisões sobre biodiversidade, incorporando uma nova presença permanente desses grupos dentro do processo oficial da CDB da ONU.

Mas muitos estão observando a COP16 e vão medir o seu sucesso pela apresentação de opções de financiamento para conservação.

As conversas da cúpula sobre como mobilizar os bilhões de dólares necessários para interromper a perda de biodiversidade nesta década foram interrompidas na segunda-feira, quando os delegados dos países debateram se deveria ser criado um fundo adicional para lidar com esse financiamento.

(Reportagem de Jake Spring e Oliver Griffin de Cali, Colômbia)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem idoso alegre usando camisa listrada verde e vermelha, sendo recebido por dois jovens ao entrar em um prédio, cena de amizade e confraternização.

Bolsonaro passa por procedimento para tratar soluços e deve passar por outro em 48 horas

BRASÍLIA, 27 Dez (Reuters) – O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico neste sábado, desta vez para um procedimento de bloqueio do nervo frênico direito, necessário para tratamento de um quadro de soluços, informou a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e deve passar por procedimento semelhante no nervo frênico esquerdo em

Pessoa segurando várias notas de dinheiro, incluindo cédulas de cem dólares, em uma mão, enquanto a outra manipula mais cédulas. Imagem relacionada à riqueza, finanças ou dinheiro.

Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados

SÃO PAULO, 29 Dez (Reuters) – O dólar opera em leve alta no Brasil nesta manhã de segunda-feira, em sessão marcada pela liquidez reduzida nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano. Às 9h55, o dólar à vista subia 0,31%, a R$5,5622 na venda. Na B3, o

Robô transparente com braços mecânicos, segurando um maçã no ambiente de inteligência artificial e tecnologia, com telas exibindo gráficos em segundo plano.

China divulga minuta de regras para regulamentar IA com interação semelhante à humana

PEQUIM, 27 Dez (Reuters) – O órgão regulador cibernético da China divulgou neste sábado, para consulta pública, um conjunto de sugestões de regras para reforçar a supervisão a serviços de inteligência artificial projetados para simular personalidades humanas e envolver os usuários em interações emocionais. A medida ressalta o esforço de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.