thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coreia do Norte diz que novo satélite espião fotografou Casa Branca e Pentágono

Coreia do Norte diz que novo satélite espião fotografou Casa Branca e Pentágono

Por Josh Smith e Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) – Após décadas de vigilância por satélite por parte de analistas e governos estrangeiros, a Coreia do Norte enviou seu primeiro satélite espião em uma órbita global com uma mensagem para o mundo: nós também podemos observar vocês.

Nesta terça-feira, a mídia estatal norte-coreana disse que o líder Kim Jong Un havia analisado fotos do satélite espião da Casa Branca, do Pentágono e dos porta-aviões dos Estados Unidos na base naval de Norfolk.

A Coreia do Norte lançou na semana passada com sucesso seu primeiro satélite de reconhecimento, que, segundo ela, foi projetado para monitorar os movimentos militares dos EUA e da Coreia do Sul.

Desde então, a mídia estatal informou que o satélite fotografou cidades e bases militares na Coreia do Sul, Guam e Itália, além da capital dos EUA.

“Lembra-se de quando você ganhou aquele brinquedo que sempre quis no Natal e ficou tão empolgado que queria contar a todos sobre ele?”, disse Chad O’Carroll, fundador do site NK News, voltado para a Coreia do Norte, sobre os relatos da KCNA em um post no X.

Até o momento, Pyongyang não divulgou nenhuma imagem, deixando analistas e governos estrangeiros debatendo a capacidade real do novo satélite.

A Coreia do Sul, que afirmou na terça-feira que a data de lançamento do seu primeiro satélite espião em um foguete Falcon 9 dos EUA, em 30 de novembro, seria adiada devido ao clima, disse que a capacidade do satélite norte-coreano não poderia ser verificada.

Não há motivo para duvidar que o satélite possa ver as grandes áreas ou os navios de guerra que a Coreia do Norte alegou poder ver, já que até mesmo uma câmera de média resolução poderia oferecer a Pyongyang essa capacidade, disse Dave Schmerler, especialista em imagens de satélite do James Martin Center for Nonproliferation Studies (CNS).

“Mas a utilidade dessas imagens depende da finalidade para a qual elas serão usadas”, afirmou ele.

Para que os satélites de média resolução sejam úteis em um conflito, a Coreia do Norte precisará lançar muitos mais para permitir passagens mais frequentes sobre locais importantes, disse Schmerler, uma meta que a agência espacial da Coreia do Norte disse estar buscando.

“É um grande salto para eles saírem do zero para alguma coisa, mas até que possamos ver as imagens que eles estão coletando, estamos especulando sobre seus casos de uso”, declarou ele.

Estados Unidos e Coreia do Sul condenaram o lançamento do satélite como uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU que proíbem qualquer uso de tecnologia balística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Viatura militar da ONU em operação em uma estrada rural, simbolizando a presença de paz e segurança internacional em áreas de conflito.

Governo Trump propõe eliminar financiamento de manutenção da paz da ONU

Por Jonathan Landay e Humeyra Pamuk WASHINGTON (Reuters) – O escritório de orçamento da Casa Branca propôs o fim do financiamento para missões de manutenção da paz das Nações Unidas, citando os fracassos das operações em Mali, Líbano e República Democrática do Congo, mostraram documentos internos de planejamento vistos pela

Sede da Organização Mundial da Saúde com bandeiras de diferentes países ao fundo, representando a atuação global em saúde pública.

Membros da OMS chegam a acordo sobre como mundo enfrentará futuras pandemias

Por Olivia Le Poidevin GENEBRA (Reuters) – Os membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram a um acordo histórico nesta quarta-feira sobre como aprender com a Covid-19, que matou milhões de pessoas entre 2020 e 2022, e preparar o mundo para futuras pandemias. Os pontos de atrito no caminho

Imagem de líderes internacionais, incluindo Xi Jinping, em evento oficial. Os líderes estão em trajes formais numa cerimônia importante.

Presidente da China pede que ONU e sistemas multilaterais sejam mantidos

KUALA LUMPUR (Reuters) – O presidente da China, Xi Jinping, pediu apoio ao sistema internacional centrado na Organização das Nações Unidas (ONU), no comércio e no Estado de Direito durante uma viagem pelo Sudeste Asiático em meio a uma forte deterioração nas relações entre a China e os Estados Unidos.

Imagem do edifício da Reserva Federal dos Estados Unidos sob um céu nublado e ameaçador, destacando sua arquitetura majestosa.

Fed pode estar próximo de momento crítico em meio à incerteza tarifária

Por Ann Saphir e Howard Schneider WASHINGTON (Reuters) – As autoridades do Federal Reserve, ao concordarem que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desestabilizaram seu senso de direção da economia, podem estar próximas de enfrentar um intenso debate interno sobre a resposta correta da política monetária, incluindo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.