thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Confiança da indústria tem maior queda do ano com piora em situação atual e expectativas, diz FGV

Estacionamento de veículos ao ar livre ao lado de uma loja Volkswagen, com logo da marca visível na imagem, em uma área urbana com árvores e edifícios.

SÃO PAULO (Reuters) – A confiança da indústria no Brasil voltou a recuar em junho, depois de subir no mês anterior, com piora tanto no indicador sobre a situação atual do setor quanto na medida sobre a expectativa para os próximos meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 2,1 pontos em junho na comparação com o mês anterior, indo a 96,8 pontos, de acordo com os dados da FGV. Esse foi o menor patamar registrado em 2025. Em maio, o índice havia chegado ao maior nível do ano.

“Após um mês positivo, a confiança da indústria registra sua maior queda no ano… observa-se uma demanda esfriada na maior parte dos segmentos entrevistados, mantendo aceso o alerta dos empresários sobre uma iminente desaceleração da atividade”, disse Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

“Em relação ao futuro, o resultado sinaliza pessimismo da indústria quanto ao futuro dos negócios, apesar do bom resultado no ímpeto de contratações”, completou.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, recuou 2,1 pontos no mês e foi a 97,0 pontos, segundo a FGV.

Já o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, teve baixa de 2,2 pontos em junho, a 96,5 pontos.

Entre os quesitos que integram o ISA, o maior destaque foi a queda de 4,4 pontos no indicador que mede o nível atual de demanda, para 97,6 pontos. A medida de situação atual dos negócios, por sua vez, caiu 2,5 pontos, a 95,9 pontos, atingindo o menor patamar desde dezembro de 2023 (95,7 pontos).

Já para o IE, a principal influência para a perda veio do quesito de produção para os próximos três meses, que recuou 4,7 pontos, para 96,3 pontos, após quatro altas seguidas. Na mesma direção, a medida de tendência dos negócios para os próximos seis meses teve queda de 3,7 pontos, para 91,7 pontos.

“Dado o ambiente macroeconômico complexo, o resultado da sondagem da indústria reforça a expectativa geral de desaceleração da economia e aumento da incerteza que, junto da política monetária contracionista, pode representar um cenário difícil para o próximo semestre”, afirmou Pacini.

O Banco Central subiu a taxa Selic em 0,25 ponto percentual neste mês, para 15% ao ano. A autarquia indicou que deve interromper o ciclo de alta de juros em julho, mas voltou a sinalizar a manutenção dos juros em patamar alto por tempo prolongado.

 

(Por Fernando Cardoso)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem feliz lendo um livro em uma biblioteca aconchegante, cercado por prateleiras de livros e com iluminação suave, criando um ambiente perfeito para leitura. 2025

Retrospectiva Jurídica 2025: Principais Decisões, Leis e Impactos do Ano

O ano de 2025 foi marcado por grandes alterações legislativas que impactaram profundamente tanto o mundo jurídico brasileiro quanto a sociedade como um todo. Projetos de lei inovadores, voltados para enfrentar novos desafios e antigos problemas do país, foram aprovados, assim como legislações disruptivas. Além disso, decisões de grande relevância

Imagem de um encontro entre o Primeiro Ministro de Israel e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista ou conferência, com bandeiras de Israel e Estados Unidos ao fundo.

Trump diz que ele e Netanyahu não concordam totalmente sobre Cisjordânia

Por Andrea Shalal e Kanishka Singh PALM BEACH, Flórida, 29 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que ele e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não concordavam totalmente com a questão da Cisjordânia ocupada por Israel, mas o líder republicano não explicou qual era

Bandeira dos Estados Unidos com destaque para as estrelas brancas em um fundo azul e elementos em vermelho e branco ao fundo, simbolizando patriotismo e orgulho nacional.

EUA atacam instalação de carregamento de barcos de drogas na Venezuela, diz Trump

WEST PALM BEACH, FLÓRIDA, 29 Dez (Reuters) – O presidente Donald Trump disse na segunda-feira que os Estados Unidos “atingiram” uma área na Venezuela onde barcos são carregados com drogas, marcando a primeira vez que Washington realizou operações em território venezuelano desde o início de uma campanha de pressão contra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.