thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Confiança do consumidor do Brasil sobe em novembro e tem nível mais alto desde o fim de 2024, mostra FGV

Clientes fazendo compras em supermercado, selecionando produtos nas prateleiras de alimentos e snacks, ambiente bem iluminado e organizado.

SÃO PAULO (Reuters) – Os consumidores brasileiros mostraram melhora da confiança pelo terceiro mês seguido em novembro, atingindo o nível mais alto desde o final de 2024, mostraram dados da Fundação Getúlio Vargas divulgados nesta segunda-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 1,3 ponto, chegando a 89,8 pontos, patamar mais elevado desde dezembro de 2024 (91,3).

“A confiança do consumidor sinaliza uma trajetória de recuperação gradual ao subir pelo terceiro mês seguido. Houve melhora disseminada entre as faixas de renda, tanto das percepções sobre a situação atual quanto das expectativas”, afirmou Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.

O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,8 ponto no mês, atingindo 84,8 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014 (86,7). Já o Índice de Expectativas (IE) teve alta de 1,0 ponto, chegando a 93,8 pontos.

Gouveia, no entanto, alertou para os efeitos da taxa básica de juros elevada, com a Selic atualmente em 15%.

“A melhora da confiança nos últimos meses reflete a manutenção de um mercado de trabalho forte e, principalmente, o recente alívio da inflação. Apesar dos sinais positivos, a persistência de juros altos pode alterar essa dinâmica ao frear a economia, e pelo contexto de elevado endividamento e inadimplência das famílias”, completou Gouveia.

 

(Por Camila Moreira)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grande evento com muitas pessoas reunidas em local fechado, participando de uma conferência ou seminário, sentado em longas mesas de trabalho.

COP30-Cúpula fecha acordo climático difícil que ignora combustíveis fósseis

Por Lisandra Paraguassu e Kate Abnett e Sudarshan Varadhan BELÉM (Reuters) – A presidência brasileira da COP30 fechou um acordo climático de compromisso que aumenta o financiamento para as nações pobres que estão lidando com o aquecimento global, mas que omite qualquer menção aos combustíveis fósseis que o impulsiona. Ao

Detalhes de baganças de café maduras e verdes em um galho, preparado para a colheita, com foco nas frutas vermelhas e verdes em um ambiente natural.

Preços globais do café despencam após Trump remover tarifas sobre Brasil

Por May Angel LONDRES (Reuters) – Os preços globais do café despencaram nesta sexta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, removeu as tarifas de 40% sobre as importações do café verde brasileiro. Os preços de varejo do café nos EUA marcaram uma alta anual de 40% em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.