thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

China e EUA enfrentam impasse sobre quem deve iniciar negociações comerciais

Bandeiras da China e dos Estados Unidos sobrepostas, representando as relações entre os dois países e temas de comércio e diplomacia.

PEQUIM (Reuters) – O Ministério do Comércio da China pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que parem de exercer “pressão extrema” sobre a segunda maior economia do mundo e exigiu respeito em qualquer negociação comercial, mas os dois lados têm permanecido em um impasse sobre quem deve iniciar as discussões.

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, tem aumentado a pressão sobre a China, elevando as tarifas de importação de produtos chineses nos últimos meses. Na terça-feira, a Casa Branca afirmou que a China agora pode enfrentar uma tarifa de até 245%.

O Ministério do Comércio chinês criticou as tarifas como irracionais e disse que Pequim ignorará o jogo de números de “sem sentido”, alertando que a China “lutará até o fim” se os EUA insistirem em causar danos substanciais aos direitos e interesses chineses.

“Os aumentos unilaterais de tarifas foram totalmente iniciados pelos Estados Unidos”, disse He Yongqian, porta-voz do Ministério do Comércio, em uma coletiva de imprensa semanal.

Ao contrário de vários países que responderam às “tarifas recíprocas” de Trump buscando acordos, Pequim tem aumentado suas próprias taxas sobre os produtos dos EUA em resposta e não buscou discussões, que, segundo o país asiático, só podem ser conduzidas com base no respeito mútuo e na igualdade.

Washington disse na terça-feira que Trump está aberto a fazer um acordo comercial com a China, mas que Pequim deveria dar o primeiro passo e que “a bola está no campo da China”.

“Pedimos aos Estados Unidos que parem imediatamente com a pressão extrema, a coerção e a chantagem, e resolvam as diferenças com a China por meio de um diálogo igualitário com base no respeito mútuo”, disse a porta-voz do ministério .

O Ministério do Comércio tem mantido comunicação em nível de trabalho com seus pares norte-americanos, disse ela, acrescentando que a China está aberta a consultas econômicas e comerciais com os EUA.

Mas “a pessoa que amarrou o sino deve ser aquela que o desamarra”, disse ela, usando um provérbio chinês.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma área urbana devastada por uma tempestade, com prédios destruídos, destroços espalhados e ruas com veículos e pessoas, resultando em uma cena de desastre e destruição.

Tornados atingem Região Sul e deixam 6 mortos e mais de 750 feridos no Paraná

SÃO PAULO (Reuters) –Tornados atingiram a Região do Sul na tarde e noite de sexta-feira, deixando pelo menos seis mortos e mais de 750 feridos no Paraná, além de destruição em cidades do oeste de Santa Catarina, segundo informações dos governos estaduais neste sábado. O Paraná foi atingido na véspera

Viajantes no aeroporto olhando o painel de voos no quadro de partidas e chegadas, com malas e documentos, ambiente moderno e movimentado.

Senado dos EUA avança com projeto de lei para encerrar paralisação do governo

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos EUA avançou no domingo com uma medida que visa encerrar a paralisação do governo federal que já dura 40 dias e está deixando os funcionários federais sem trabalho, atrasando a ajuda alimentar e prejudicando as viagens aéreas. Os senadores aprovaram um projeto de lei

Homem sorridente em traje formal com terno e gravata e fazendo sinal de positivo em evento social.

Fundo de Florestas recebe investimento privado de milionário australiano

Por Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) -O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) receberá o primeiro aporte privado de recursos: US$10 milhões a serem investidos pela fundação filantrópica Minderoo, do milionário australiano Andrew Forrest. Em nota à imprensa, Forrest reforçou que não é uma doação, é um

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.