thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Carney vence eleição no Canadá e busca papel de liderança global contra Trump

Imagem de um homem sorridente gesticulando em frente a uma bandeira do Canadá, destacando sua conexão com o país.

OTTAWA (Reuters) –     O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, obteve uma vitória para os liberais nas eleições de segunda-feira, posicionando-se para um papel global como defensor do multilateralismo contra as políticas mais protecionistas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A primeira pessoa a liderar dois bancos centrais do G7 tem a experiência necessária para conquistar credibilidade internacional imediata, segundo especialistas. As palavras duras de Carney para Trump durante a campanha foram observadas de perto em outras partes do mundo.

“O Canadá está pronto para assumir um papel de liderança na construção de uma coalizão de países com ideias semelhantes que compartilham nossos valores”, disse Carney em 3 de abril em Ottawa. “Acreditamos na cooperação internacional. Acreditamos no intercâmbio livre e aberto de bens, serviços e ideias. E se os Estados Unidos não quiserem mais liderar, o Canadá o fará.”

O Partido Liberal, de Carney, derrotou os conservadores, liderados por Pierre Poilievre, cujo slogan “Canada First” (Canadá em primeiro lugar) e seu estilo às vezes ácido evocaram comparações com Trump que podem ter lhe custado a eleição. Durante meses, os conservadores mantiveram uma ampla liderança nas pesquisas, que evaporou depois que Trump impôs tarifas ao Canadá e ameaçou anexar o país. Em resposta, os canadenses estão evitando produtos dos EUA e viagens ao vizinho.

Embora Carney continue sendo o primeiro-ministro, seus correligionários liberais parecem ter conquistado apenas uma minoria de assentos na Câmara dos Comuns, tornando o governo mais frágil e dependente de partidos menores para permanecer no poder.

A Austrália realizará uma eleição em 3 de maio, e os principais partidos têm observado atentamente o aumento nas pesquisas em relação a Carney, segundo estrategistas políticos australianos. Assim como no Canadá, a preocupação dos eleitores com as consequências globais das políticas de Trump inclinou o apoio para o Partido Trabalhista, de centro-esquerda.

O ex-diplomata canadense Colin Robertson, que conheceu Carney quando ele trabalhava no Ministério das Finanças, disse que Carney é o primeiro-ministro mais bem preparado do Canadá desde a década de 1960, devido à sua experiência à frente do Banco da Inglaterra e do Banco do Canadá.

“Ele chega extremamente bem preparado… e as pessoas atenderão ao seu chamado e o procurarão porque seus desafios são econômicos no momento”, afirmou ele.

Carney provavelmente começará expandindo o comércio canadense com Europa, Austrália e democracias asiáticas, como o Japão, disse Robertson, atenuando alguns dos danos econômicos causados pelas tarifas recentemente impostas pelos EUA sobre carros, aço e alumínio.

 

(Reportagem adicional de Kirsty Needham em Sydney e Alistair Smout em Londres)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

Primeiro-ministro Narendra Modi e então-presidente Jair Bolsonaro em um aperto de mãos durante encontro oficial, com expressão cordial. Foto capturada em um ambiente formal, destacando o relacionamento diplomático entre Índia e Brasil.

Primeiro-ministro da Índia e Lula conversam sobre parceria estratégica

22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do

Tanques de armazenamento de grãos despejando produto em silos agrícolas, representando a agricultura e a produção de alimentos em campo.

Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O esmagamento de soja no Brasil deverá alcançar um recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões em 2025, segundo levantamento mensal da associação da indústria Abiove divulgado nesta quinta-feira. Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 177,124

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.