thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ).

Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares — pelas regras previstas na Constituição, o deputado que estiver ausente em pelo menos um terço das sessões deliberativas deve perder o mandato.

No caso de Eduardo Bolsonaro, ele partiu em fevereiro para os Estados Unidos, com planos de articular apoio internacional a seu grupo político e ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Eduardo é réu em caso no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de coação no curso do processo por conta de sua atuação nos EUA para tentar influenciar sanções — como tarifas comerciais a produtos brasileiros e restrições a autoridades do país — e pressionar o tribunal.

Em uma publicação no X, Eduardo afirmou que fez “exatamente aquilo” que os seus eleitores esperavam dele e avaliou que “valeu a pena” o período passado nos EUA.

“Para mim o que fica, na verdade, é uma medalha de honra, não é a perda de um mandato”, disse, em vídeo publicado na rede social.

Já Ramagem — muito próximo da família Bolsonaro — deixou o Brasil clandestinamente em setembro, mesmo mês em que foi condenado pela Primeira Turma do STF junto com o ex-presidente e mais seis réus pela fracassada tentativa de golpe. No seu caso, a justificativa em relação às faltas se deu “tendo em vista que deixará de comparecer, na sessão legislativa subsequente, à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Imagem de um idoso com cabelo branco, barba grisalha, vestindo terno cinza e gravata, em uma ocasião formal, com expressão séria e ao fundo pessoas em um evento ao ar livre.

Lula diz que vetará projeto sobre dosimetria

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que vetará o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Imagem da fachada do Tribunal Penal Internacional com sinalização e entrada principal, demonstrando sua arquitetura moderna e estrutura institucional.

Governo Trump impõe sanções a mais dois juízes do TPI

Por Humeyra Pamuk e Stephanie van den Berg WASHINGTON/HAIA, 18 Dez (Reuters) – O governo do presidente Donald Trump impôs sanções nesta quinta-feira a mais dois juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) por seu envolvimento no caso contra Israel que tramita na corte, aumentando a campanha de pressão de Washington

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.