thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Câmara aprova projeto com medidas da MP da taxação

Imagem da Câmara dos Deputados durante sessão plenária com muitos deputados presentes, destaque para o ambiente oficial e legislativo do Brasil.

BRASÍLIA (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que acabou incorporando trechos da MP 1303, que tratava da taxação de aplicações financeiras na intenção de compensar as contas após o Congresso derrubar parcialmente sua proposta de elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Dentre as medidas incorporadas no texto do projeto — que originalmente trata da criação do Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp) para a atualização do valor de veículos e imóveis — está a restrição a compensações tributárias e a limitação da despesa federal com a compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social e os regimes de previdência dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entre outros pontos.

Uma das medidas também inseridas no texto que chegou a receber críticas de aliados diz respeito ao programa Pé-de-Meia, que passa a ser contabilizado no cálculo do mínimo constitucional em educação.

De acordo com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ), a incorporação dos trechos poderá render R$25 bilhões aos cofres públicos.

Como passou por modificações, a proposta foi novamente encaminhada ao Senado, que dará a palavra final sobre o texto.

 

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem aérea do edifício governamental em Brasília, com prédios modernos e áreas verdes ao redor, sob céu parcialmente nublado.

Analistas reduzem projeção de inflação este ano pela 2ª vez, a 4,02%

SÃO PAULO, 19 Jan (Reuters) – Analistas consultados pelo Banco Central reduziram pela segunda vez seguida a projeção para a inflação este ano, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. A estimativa para a alta do IPCA em 2026 agora é de 4,02%, contra 4,05%

Imagem de um porto de containers à noite, com várias torres de crane e iluminação, vista ao fundo com três pessoas ao telefone em primeiro plano.

FMI eleva projeção de crescimento global em 2026 com boom de IA

Por David Lawder 19 Jan (Reuters) – O Fundo Monetário Internacional elevou novamente sua previsão de crescimento global para 2026 nesta segunda-feira, à medida que as empresas e as economias se adaptam às tarifas dos Estados Unidos e a um contínuo boom de investimentos em IA, que alimentou os ganhos

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.