thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil aumenta presença militar na fronteira norte em meio a disputa entre Venezuela e Guiana, diz ministério

Brasil aumenta presença militar na fronteira norte em meio a disputa entre Venezuela e Guiana

BRASÍLIA (Reuters) – O Brasil intensificou ações de defesa ao longo de sua fronteira norte enquanto monitora uma disputa territorial entre seus vizinhos Guiana e Venezuela, disse o Ministério da Defesa brasileiro nesta quarta-feira.

“O Ministério da Defesa tem acompanhado a situação. As ações de defesa têm sido intensificadas na região da fronteira ao Norte do país, promovendo maior presença militar”, disse o ministério em um comunicado.

O esforço do Brasil para deslocar mais recursos militares para o norte ocorre em meio às crescentes tensões entre a Venezuela e a Guiana sobre uma região rica em petróleo conhecida como “Esequiba”, que constitui mais de dois terços do território da Guiana.

As reivindicações da Venezuela sobre Esequiba, que têm sido fonte de uma longa disputa territorial, foram reacendidas nos últimos anos após a descoberta de petróleo e gás pela Guiana perto da fronteira marítima.

Em 3 de dezembro, os venezuelanos votarão em um referendo sobre “os direitos” sobre Esequiba. Espera-se que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) decida na sexta-feira sobre uma solicitação da Guiana para que o referendo seja cancelado. O governo venezuelano disse que irá em frente, não importa o que aconteça.

A Venezuela protestou contra uma licitação de petróleo anunciada pela Guiana em setembro, argumentando que as áreas em alto-mar estão sujeitas a disputas e que as empresas que receberem os campos não terão o direito de explorá-los.

O Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as ações do Brasil.

(Reportagem de Ricardo Brito e Peter Frontini; reportagem adicional de Vivian Sequera, em Caracas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grãos de soja em instalações na Dakota do Norte, EUA.

Colheita de soja do Brasil avança para 16%, diz AgRural

SÃO PAULO 9 Fev (Reuters) – A colheita de soja da safra 2025/26 do Brasil alcançou 16% da área cultivada até a última quinta-feira, contra 10% uma semana antes e 15% registrados um ano atrás, de acordo com levantamento divulgado pela AgRural nesta segunda-feira. Segundo a consultoria, os trabalhos seguem

Sede do Banco Central, em Brasília

Mercado reduz projeção para alta do IPCA este ano pela 5ª semana seguida, a 3,97%

SÃO PAULO, 9 Fev (Reuters) – A projeção para a inflação em 2026 caiu pela quinta semana seguida na pesquisa Focus que o Banco Central divulgou nesta segunda-feira, com apenas pequenos ajustes em outras estimativas. O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa

Grupo diversificado de pessoas colocando as mãos juntas em símbolo de união e trabalho em equipe, promovendo colaboração e solidariedade.

Do “favor” ao Direito Humano: o direito ao cuidado e seu impacto no Brasil

Como a Corte Interamericana de Direitos Humanos e a legislação brasileira tratam o direito ao cuidado? Por Caroline Quadros Pereira e Bruno Stoppa Carvalho Quantas vezes você já ouviu que cuidar da casa, dos filhos ou dos idosos é “amor”, “instinto” ou “obrigação da família”? Durante nossa pesquisa, confirmamos uma

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.