thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BHP pagará US$72,5 mi para resolver ação coletiva da Samarco sobre rompimento da barragem em 2015

Imagem de uma área devastada por deslizamento de terra, com árvores destruídas e edificações parcialmente destruídas na região afetada, em um cenário de desastre natural.

(Reuters) – A mineradora global BHP Group disse na terça-feira (horário local) que pagará 110 milhões de dólares australianos (US$72,52 milhões) para resolver uma ação coletiva de acionistas australianos relacionada ao colapso mortal da barragem de rejeitos de Fundão em 2015.

A ação coletiva foi ajuizada no Tribunal Federal da Austrália em 2018 em nome dos acionistas que adquiriram ações da BHP antes do rompimento da barragem de Fundão.

O rompimento da barragem em uma mina de minério de ferro de propriedade da Samarco, perto da cidade de Mariana, Minas Gerais, matou 19 pessoas. O desastre também deixou centenas de pessoas desabrigadas, inundou florestas e poluiu o rio Doce.

A Samarco é uma joint venture entre a unidade brasileira da BHP e a mineradora Vale.

Em 2024, um tribunal federal brasileiro decidiu que a Vale, a BHP e a Samarco não eram criminalmente responsáveis pelo rompimento da barragem.

A BHP, a maior mineradora listada do mundo, disse que espera recuperar a maior parte do valor do acordo com suas seguradoras.

(Reportagem de Rajasik Mukherjee)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sede do Ministério da Fazenda em Brasília

Fazenda reduz projeção para o crescimento do PIB de 2,4% para 2,3% em 2026

BRASÍLIA, 6 Fev (Reuters) – A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou ligeiramente para baixo, nesta sexta-feira, sua projeção para o crescimento econômico em 2026, revendo para cima a estimativa para a inflação ao consumidor no ano. Relatório da SPE projetou a alta do PIB neste

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.