thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BC busca confiança de que política monetária está produzindo os efeitos necessários, diz Galípolo

Perfil de um homem com cabelo escuro e terno, em um ambiente de evento. A imagem enfatiza sua expressão e a seriedade do momento.

(Reuters) –  O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta segunda-feira que a autarquia precisa reunir confiança de que a inflação está convergindo para a meta e que a política monetária está produzindo os efeitos desejados, ressaltando que não há uma variável única que vá dar essa segurança e é preciso reunir uma diversidade de dados.

Falando em evento do J.Safra, em São Paulo, Galípolo reiterou que o BC fez um esforço grande para avançar a política monetária para terreno contracionista e ainda está em um processo de mensurar em que patamar, e por quanto tempo, precisa deixar a taxa de juros para assegurar o atingimento da meta.

“A gente precisa poder medir e receber informações dos dados de maneira que a gente consiga reunir confiança de que a inflação está convergindo e que a política monetária está produzindo os efeitos desejados”, afirmou. “A gente está bastante incomodado com a questão das expectativas (de inflação), que continuam bastante desancoradas, a gente quer entender por quanto tempo e em que patamar a gente precisa deixar a taxa de juros para atingir a meta.”

Ele enfatizou que a autoridade monetária precisa ter uma dose adicional de parcimônia diante de um ambiente com “tamanha volatilidade e incerteza”.

O BC decidiu em março seguir o ritmo de aperto nos juros ao elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, a 14,25% ao ano, e indicou um ajuste de menor magnitude na reunião de maio, deixando os passos seguintes em aberto.

“Estamos aqui tateando para entender se o nível que a gente está caminhando, é importante o gerúndio aqui, o nível que nós estamos caminhando está chegando no patamar contracionista o suficiente para convergência da inflação”, disse o presidente do BC no evento desta segunda.

Galípolo ressaltou que o entendimento apresentado na reunião de março do Comitê de Política Monetária (Copom) permanece vigente, ressaltando que a comunicação do colegiado foi feliz ao apontar cenários que se confirmaram.

Ele disse que o BC acertou ao abordar três pontos: a preocupação com a inflação corrente acima da meta e com expectativas de mercado desancoradas; a defasagem da política monetária e o que foi feito pela autarquia no passado; e a ampliação da incerteza no cenário, que demanda flexibilidade e cautela.

“Essas três mensagens que estão ali presentes na comunicação oficial do Copom de 40 dias atrás permanecem vigentes”, afirmou.

 

(Reportagem de Bernardo Caram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Grande evento com muitas pessoas reunidas em local fechado, participando de uma conferência ou seminário, sentado em longas mesas de trabalho.

COP30-Cúpula fecha acordo climático difícil que ignora combustíveis fósseis

Por Lisandra Paraguassu e Kate Abnett e Sudarshan Varadhan BELÉM (Reuters) – A presidência brasileira da COP30 fechou um acordo climático de compromisso que aumenta o financiamento para as nações pobres que estão lidando com o aquecimento global, mas que omite qualquer menção aos combustíveis fósseis que o impulsiona. Ao

Detalhes de baganças de café maduras e verdes em um galho, preparado para a colheita, com foco nas frutas vermelhas e verdes em um ambiente natural.

Preços globais do café despencam após Trump remover tarifas sobre Brasil

Por May Angel LONDRES (Reuters) – Os preços globais do café despencaram nesta sexta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, removeu as tarifas de 40% sobre as importações do café verde brasileiro. Os preços de varejo do café nos EUA marcaram uma alta anual de 40% em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.