thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Brasil terá bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança extra na conta de luz

Imagem de torres de transmissão de energia elétrica em um campo aberto durante o pôr do sol, representando a infraestrutura de energia no Brasil.

Por Roberto Samora e Marta Nogueira

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) -A bandeira tarifária do setor elétrico brasileiro em janeiro será verde, sem custo extra nas contas de energia dos consumidores, apontou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em dezembro, a bandeira já estava verde, após uma melhora das condições para geração de energia com a retomada das chuvas nas principais hidrelétricas.

“Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e aumenta-se a geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, se aciona menos empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, afirmou a Aneel.

Em novembro, a bandeira havia sido amarela, que implica na cobrança adicional de 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

A bandeira havia ficado verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha patamar 1, em setembro e vermelha patamar 2 em outubro, com cobrança extra ainda maior.

RESERVATÓRIOS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou nesta sexta-feira que os reservatórios de hidrelétricas do país chegaram ao fim de 2024 com mais de 50% da capacidade, após ações coordenadas pelo órgão, juntamente com os demais entes do setor elétrico.

“Esse volume é bastante positivo, principalmente após um período de estiagem severa nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. Iniciaremos o próximo ano com os reservatórios bem-posicionados”, disse em nota o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

O ONS destacou ainda que a recuperação dos níveis de armazenamento em reservatórios, verificada ao longo de novembro e dezembro, deve se manter ao longo de janeiro.

A estimativa para o final de janeiro, segundo o ONS, é que todos os subsistemas estejam com reservatórios com mais de 60% da capacidade, sendo três deles acima dos 70%.

A Energia Armazenada (EAR) mais elevada deverá ser verificada no Norte, 86,4%, disse o ONS. Na sequência, estão o Sul, com 73,8%; o Nordeste, com 70,5%; e o Sudeste/Centro-Oeste, com 64,8%.

O ONS projetou ainda um crescimento de 4,2% para a carga nacional de energia em janeiro, ante o mesmo mês de 2024.

Outro fator que poderá contribuir com um alívio nas contas de luz de janeiro no Brasil será a liberação de 1,3 bilhão de reais do chamado “bônus de Itaipu”.

Em nota, a Itaipu Binacional  reiterou nesta sexta-feira que mais de 78 milhões de consumidores brasileiros de energia elétrica, principalmente unidades residenciais e rurais, deverão ser beneficiados, de acordo com medida aprovada em novembro deste ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

(Por Roberto Samora; reportagem adicional de Marta NogueiraEdição de Paula Arend Laier)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem feliz lendo um livro em uma biblioteca aconchegante, cercado por prateleiras de livros e com iluminação suave, criando um ambiente perfeito para leitura. 2025

Retrospectiva Jurídica 2025: Principais Decisões, Leis e Impactos do Ano

O ano de 2025 foi marcado por grandes alterações legislativas que impactaram profundamente tanto o mundo jurídico brasileiro quanto a sociedade como um todo. Projetos de lei inovadores, voltados para enfrentar novos desafios e antigos problemas do país, foram aprovados, assim como legislações disruptivas. Além disso, decisões de grande relevância

Imagem de um encontro entre o Primeiro Ministro de Israel e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista ou conferência, com bandeiras de Israel e Estados Unidos ao fundo.

Trump diz que ele e Netanyahu não concordam totalmente sobre Cisjordânia

Por Andrea Shalal e Kanishka Singh PALM BEACH, Flórida, 29 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que ele e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não concordavam totalmente com a questão da Cisjordânia ocupada por Israel, mas o líder republicano não explicou qual era

Bandeira dos Estados Unidos com destaque para as estrelas brancas em um fundo azul e elementos em vermelho e branco ao fundo, simbolizando patriotismo e orgulho nacional.

EUA atacam instalação de carregamento de barcos de drogas na Venezuela, diz Trump

WEST PALM BEACH, FLÓRIDA, 29 Dez (Reuters) – O presidente Donald Trump disse na segunda-feira que os Estados Unidos “atingiram” uma área na Venezuela onde barcos são carregados com drogas, marcando a primeira vez que Washington realizou operações em território venezuelano desde o início de uma campanha de pressão contra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.