thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bancos de desenvolvimento fornecem impulso inicial à COP29 com promessa de mais financiamento

Bancos de desenvolvimento fornecem impulso inicial à COP29

Por Valerie Volcovici e Virginia Furness

BAKU (Reuters) – Os negociadores da COP29 saudaram nesta quarta-feira a promessa dos principais bancos de desenvolvimento do mundo de elevar o financiamento climático para países pobres e de renda média, destacando a ação como um impulso inicial para a cúpula de duas semanas.

Um grupo de credores, incluindo o Banco Mundial, anunciou na terça-feira uma meta conjunta de aumentar esse financiamento para 120 bilhões de dólares até 2030, um avanço de aproximadamente 60% em relação ao valor de 2023.

“Acho que é um sinal muito bom”, disse o ministro do Clima irlandês Eamon Ryan, à Reuters nesta quarta-feira.

“É muito útil. Mas isso, por si só, não será suficiente”, disse Ryan, acrescentando que os países e as empresas também devem contribuir.

O vice-premiê da China, Ding Xuexiang, disse na terça-feira que Pequim já mobilizou cerca de 24,5 bilhões de dólares para ajudar os países em desenvolvimento a lidar com as mudanças climáticas.

O principal objetivo da conferência no Azerbaijão é garantir um amplo acordo internacional de financiamento climático que assegure até trilhões de dólares para projetos.

Os países em desenvolvimento esperam grandes compromissos dos países ricos e industrializados, que são os maiores contribuintes históricos do aquecimento global e alguns dos quais também são grandes produtores de combustíveis fósseis.

“Os países desenvolvidos não apenas negligenciaram seu dever histórico de reduzir as emissões, como também estão reforçando o crescimento impulsionado pelos combustíveis fósseis”, disse o ativista climático Harjeet Singh.

Em 2009, os países ricos se comprometeram a contribuir com 100 bilhões de dólares por ano para ajudar os países em desenvolvimento na transição para a energia limpa e na adaptação às condições de um mundo em aquecimento.

Mas esse patamar de pagamentos só foi totalmente cumprido em 2022 e o compromisso expira este ano.

As esperanças de um acordo sólido ainda foram reduzidas pela vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos. O presidente eleito prometeu retirar novamente seu país da cooperação climática internacional.

Autoridades que representam o governo do presidente Joe Biden na COP29 têm dito que a China e a União Europeia podem precisar assumir a responsabilidade se Washington ceder a liderança.

“Temos uma escolha clara entre um futuro mais seguro, mais limpo e mais justo e um futuro mais sujo, mais perigoso e mais caro. Nós sabemos o que fazer. Vamos ao trabalho. Vamos fazer isso”, disse o enviado dos EUA para o clima, John Podesta, durante a conferência.

Com 2024 a caminho de ser o ano mais quente já registrado, cientistas afirmam que o aquecimento global e seus impactos estão ocorrendo mais rapidamente do que o esperado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem idoso falando em ambiente natural ao ar livre, usando óculos e vestindo terno claro, na campanha ou evento ao ar livre.

Mauro Vieira terá nova reunião com secretário de Estado dos EUA na próxima semana

Por Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá um novo encontro com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na próxima semana, no Canadá, às margens de uma reunião ministerial do G7. “As negociações continuam, seguem, têm havido reuniões virtuais de equipes

Mulher emocionada diante de um mosaico de flores e borboletas, no momento de oração ou despedida com objetos de uma cerimônia de despedida.

Moraes determina que PF investigue crime organizado no Rio de Janeiro

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira que a Polícia Federal investigue a atuação do crime organizado no Rio de Janeiro, inclusive eventuais conexões com o poder público. Segundo Moraes, é preciso apurar indícios concretos de crimes com repercussão interestadual e

Vista aérea de uma orla com prédios históricos coloridos, barcos na água e pôr do sol, destacando uma paisagem urbana costeira no Brasil.

São Paulo recebe líderes empresariais enquanto COP30 se prepara para iniciar em Belém

SÃO PAULO (Reuters) – Enquanto os líderes mundiais se reúnem no Brasil para as negociações sobre as mudanças climáticas da COP30, líderes empresariais e financeiros que devem financiar a luta contra o aquecimento global estão, deliberadamente, do outro lado do país. Muitos dos executivos que participaram das recentes cúpulas climáticas

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.