REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Austrália proíbe DeepSeek em dispositivos do governo, alega preocupações com segurança

Austrália proíbe DeepSeek em dispositivos do governo, alega preocupações com segurança

Austrália proíbe DeepSeek em dispositivos do governo, alega preocupações com segurança

Imagem representativa da marca Deepseek, com um teclado iluminado em azul e mãos estilizadas sobre as teclas, simbolizando interatividade tecnológica.

SYDNEY (Reuters) – A Austrália baniu o DeepSeek de todos os dispositivos do governo devido a preocupações de que a startup chinesa de inteligência artificial representa riscos de segurança, informou o governo australiano nesta terça-feira.

O secretário do Departamento de Assuntos Internos emitiu uma orientação obrigatória para que todas as entidades governamentais “impeçam o uso ou a instalação de produtos, aplicativos e serviços da Web do DeepSeek e, quando encontrado, removam todas as instâncias existentes de produtos, aplicativos e serviços da Web do DeepSeek de todos os sistemas e dispositivos do governo australiano”, disse o comunicado.

O ministro de Assuntos Internos, Tony Burke, disse que o DeepSeek representa um “risco inaceitável” para a tecnologia do governo e que a proibição imediata é “para proteger a segurança nacional e o interesse nacional da Austrália”, segundo vários meios de comunicação australianos informaram na noite de terça-feira.

A proibição não se estende a dispositivos de cidadãos particulares.

As ações de tecnologia em todo o mundo despencaram depois que o lançamento do DeepSeek no mês passado — aparentemente custando uma fração dos modelos de inteligência artificial rivais e exigindo chips menos sofisticados — levantou questões sobre os enormes investimentos do Ocidente em fabricantes de chips e data centers.

A decisão da Austrália de proibir o Deepseek segue uma ação semelhante na Itália, enquanto outros países da Europa e de outros lugares também estão investigando a empresa de IA.

Taiwan proibiu os departamentos governamentais de usar o DeepSeek no início desta semana.

O governo do primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, impôs uma proibição em todo o governo do aplicativo de mídia social chinês TikTok há dois anos por questões de segurança.

 

(Reportagem de Kirsty Needham)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Vista detalhada da fachada da Stock Exchange, destacando esculturas clássicas e o nome em letras douradas, simbolizando a riqueza e o comércio.

Futuros recuam em meio a conflitos comerciais entre EUA e China

(Reuters) – Os futuros dos principais índices de Wall Street tinham leve baixa nesta terça-feira, com os investidores se afastando de ativos de risco depois que a China implementou tarifas de importação retaliatórias contra os Estados Unidos. Minutos depois que a tarifa de 10% imposta pelo presidente dos EUA, Donald

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veste um terno e um chapéu; ele gesticula enquanto fala, mostrando seu estilo descontraído em eventos públicos.

Em mensagem ao Congresso, Lula aposta na redução da inflação em 2025 e 2026

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em mensagem presidencial encaminhada ao Congresso Nacional nesta segunda-feira, que o governo não irá se afastar do compromisso de “robustez fiscal” e estimou que a inflação cederá neste ano e no próximo. “Em 2025, a redução da inflação deverá

Donald Trump em uma coletiva de imprensa expressando suas opiniões com gestos enérgicos. Ele está vestido com um paletó escuro e uma gravata vermelha, destacando-se em um fundo institucional.

Trump mira órgão de direitos humanos da ONU e agência de assistência palestina

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve interromper nesta terça-feira o envolvimento dos EUA com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e manter a suspensão do financiamento da agência de assistência palestina da ONU, UNRWA, disse uma autoridade da Casa Branca na segunda-feira. A

Imagem de um smartphone exibindo o logotipo da Deepsk, enquanto ao fundo aparece a frase 'Inteligência Artificial (IA)'.

Enviado da China à ONU diz que EUA e China devem trabalhar juntos em IA

(Reuters) – Os Estados Unidos e a China devem cooperar nas áreas de inteligência artificial e tecnologia, disse nesta segunda-feira o embaixador da China na ONU, Fu Cong, acrescentando que uma fragmentação aumentaria o risco e reduziria os benefícios. “Veja a Huawei. Veja o Tiktok, agora o DeepSeek. Quantos mais