thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Argentina pede que juíza dos EUA suspenda condenação de US$16,1 bilhões

Argentina pede que juíza dos EUA suspenda condenação de US$16,1 bilhões

Por Jonathan Stempel

NOVA YORK (Reuters) – A Argentina pediu a uma juíza dos Estados Unidos que não execute uma condenação de 16,1 bilhões de dólares decorrente do confisco pelo governo, em 2012, do controle da empresa petrolífera YPF, enquanto o país, que enfrenta uma crise financeira, recorre da sentença.

Em um processo apresentado na noite de quinta-feira ao Tribunal Distrital dos EUA em Manhattan, a Argentina disse que a execução da sentença “verdadeiramente esmagadora”, ou a exigência de que o país deposite garantias financeiras, prejudicaria uma nação que já está sofrendo com a inflação severa e a seca.

A Argentina disse que a execução da sentença, equivalente a quase 20% de seu Orçamento, tornaria mais difícil para o país estabilizar sua moeda e reduzir sua dívida de 235 bilhões de dólares.

Também disse que a execução causaria “sérias dificuldades” para seus mais de 45 milhões de habitantes, tornando mais difícil o fornecimento de energia, saúde, transporte, água e esgoto e outros serviços.

A sentença foi resultado da decisão da Argentina de confiscar, em abril de 2012, uma participação de 51% da YPF detida pela espanhola Repsol, alegando que um subinvestimento justificava a aquisição, sem fazer uma oferta para as ações detidas por investidores minoritários.

Dois investidores, a Petersen Energia e a Eton Park Capital Management, entraram com o processo e, no mês passado, a juíza distrital dos EUA Loretta Preska concedeu-lhes 16,1 bilhões de dólares em indenização, incluindo juros.

A Burford Capital, que financiou o litígio e, de acordo com os documentos do tribunal, tinha direito a 70% e 75% das indenizações da Petersen e da Eton Park, considerou a decisão de Preska uma “vitória completa”.

A Argentina havia argumentado que não deveria pagar mais do que 4,92 bilhões de dólares. A Repsol acabou recebendo uma indenização de cerca de 5 bilhões de dólares.

Os advogados da Petersen e da Eton Park não responderam imediatamente a pedidos de comentários nesta sexta-feira.

Preska decidirá se suspende a execução da sentença enquanto a Argentina recorre ao 2º Tribunal de Apelações do Circuito dos EUA, em Manhattan.

O país está enfrentando uma inflação de mais de 100%, reservas cambiais escassas e aumento da pobreza.

No próximo mês, haverá um segundo turno nas eleições presidenciais entre Sergio Massa, ministro da Economia da coalizão peronista de centro-esquerda, e Javier Milei, economista libertário de extrema-direita.

O primeiro lugar de Massa nas eleições gerais de domingo foi uma surpresa. Milei vinha liderando muitas pesquisas de opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares

Imagem de um idoso com cabelo branco, barba grisalha, vestindo terno cinza e gravata, em uma ocasião formal, com expressão séria e ao fundo pessoas em um evento ao ar livre.

Lula diz que vetará projeto sobre dosimetria

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que vetará o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.