thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Apple é acusada de silenciar funcionários e espionar dispositivos pessoais em ação judicial

Apple é acusada de silenciar funcionários

Por Daniel Wiessner

(Reuters) – A Apple foi acusada em uma nova ação judicial de monitorar ilegalmente os dispositivos pessoais e as contas do iCloud de seus funcionários, além de impedi-los de discutir seus salários e condições de trabalho.

A queixa apresentada em um tribunal estadual na Califórnia no domingo por Amar Bhakta, que trabalha com publicidade digital para a Apple, alega que a empresa exige que os funcionários instalem software nos dispositivos pessoais que usam para trabalhar, permitindo acesso a seus emails, bibliotecas de fotos, dados de saúde e outras informações pessoais.

Ao mesmo tempo, alega o processo, a Apple impõe políticas de confidencialidade que proíbem os funcionários de discutir as condições de trabalho, inclusive com a imprensa, e de se envolver em denúncias protegidas por lei.

Bhakta, que trabalha para a Apple desde 2020, diz que foi impedido de falar sobre seu trabalho em podcasts e instruído a remover informações sobre suas condições de trabalho de seu perfil no LinkedIn.

“As políticas e práticas de vigilância da Apple inibem e, portanto, também restringem ilegalmente a denúncia de funcionários, a concorrência, a liberdade de movimentação de funcionários no mercado de trabalho e a liberdade de expressão”, diz o processo.

Em uma declaração fornecida por um porta-voz, a Apple disse que as alegações do processo não têm mérito e que seus funcionários são treinados anualmente sobre seus direitos de discutir suas condições de trabalho.

“Na Apple, estamos concentrados em criar os melhores produtos e serviços do mundo e trabalhamos para proteger as invenções que nossas equipes criam para os clientes”, disse a empresa.

A nova ação foi movida com base em uma lei exclusiva da Califórnia que permite que os trabalhadores processem seus empregadores em nome do Estado e mantenham 35% de quaisquer penalidades recuperadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa recebendo aplicação de vacina no braço, simbolizando a importância da vacinação contra doenças.

Casos de sarampo caem 71% em 24 anos por melhoria da cobertura vacinal, diz OMS

Por Mariam Sunny (Reuters) – Os casos globais de sarampo caíram 71%, para 11 milhões, no período de 2000 a 2024, impulsionados pela melhoria da cobertura de vacinação, informou a Organização Mundial da Saúde em um relatório na sexta-feira. A vacinação contra o sarampo evitou quase 59 milhões de mortes

Vista aérea do centro de Houston com prédios altos e área verde nas proximidades, sob um céu parcialmente nublado, evidenciando a arquitetura moderna da cidade.

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,6% do PIB em outubro, mostra BC

SÃO PAULO (Reuters) -A dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário abaixo do esperado, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 78,6%, contra 78,1%

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.