REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Indicador antecedente de emprego recua em dezembro e aponta desaceleração do mercado de trabalho, diz FGV

Indicador antecedente de emprego recua em dezembro e aponta desaceleração do mercado de trabalho, diz FGV

Indicador antecedente de emprego recua em dezembro e aponta desaceleração do mercado de trabalho, diz FGV

Imagem de um homem segurando a Carteira de Trabalho e Previdência Social no exterior, representando direitos trabalhistas no Brasil.

SÃO PAULO (Reuters) – O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil caiu em dezembro e encerrou 2024 no nível mais fraco desde janeiro do ano passado, mostrando sinais de desaceleração para o mercado de trabalho, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, caiu 1,6 ponto em dezembro e atingiu 78,3 pontos, menor nível desde janeiro de 2024 (78,2 pontos).

“A melhora apresentada pelo indicador perdeu força nos últimos dois meses e indicam sinais de desaceleração para o mercado de trabalho. A piora no ambiente macroeconômico tende a gerar cautela por parte dos empresários e, consequentemente, diminuir o ímpeto de contratações”, disse em nota Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre.

Os dados do IAEmp mostram que em dezembro quatro dos sete componentes do índice apresentaram piora. As principais contribuições negativas foram do indicador do Emprego Local Futuro do Consumidor, com baixa de 1,2 ponto, e do indicador de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que recuou 0,6 ponto.

“O cenário ainda não permite indicar tendência desfavorável para 2025, mas deve ser observado um ritmo mais fraco da recuperação do indicador ao longo desse ano”, completou Tobler.

O Banco Central já sinalizou que vai apertar ainda mais a taxa básica de juros Selic, tendo indicado mais dois aumentos de 1 ponto percentual nas duas próximas reuniões, após elevar a taxa em 1 ponto, a 12,25% ao ano, em dezembro.

 

(Por Camila Moreira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoas caminhando em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, destacando a importância da instituição no Brasil. O edifício é um símbolo da economia nacional.

Política fiscal foi contracionista em 2024 e não impulsionou PIB, diz Fazenda

BRASÍLIA (Reuters) – A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda apontou em relatório que o crescimento econômico de 2024, com dados disponíveis até o terceiro trimestre, não foi impulsionado pelos gastos públicos, destacando que o quadro fiscal no período foi contracionista. A pasta afirmou que o governo

Imagem de um homem com óculos, em um ambiente moderno, possivelmente durante evento direcionado ao setor de energia. Ele parece estar em uma conversa relevante sobre desenvolvimento sustentável.

Petrobras planeja entrar no segmento de produção de biometano, diz diretor

Por Marta Nogueira e Rodrigo Viga Gaier RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras conversa com possíveis parceiros para potencial construção de novas plantas industriais para produzir biometano, disse nesta segunda-feira o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da empresa, Maurício Tolmasquim, em entrevista a jornalistas. A iniciativa ocorre enquanto

Logotipo da Vale em destaque, exibindo as cores verde e amarelo, simbolizando a identidade visual da empresa em uma parede de fundo neutro.

Vale e GreenIron fazem acordo para projetos de descarbonização no Brasil e Suécia

Por Leticia Fucuchima SÃO PAULO (Reuters) – A Vale anunciou nesta terça-feira que assinou um memorando de entendimentos com a empresa sueca GreenIron para explorar projetos de descarbonização da cadeia de suprimentos de mineração e metais no Brasil e na Suécia. Pelo acordo firmado, as empresas desenvolverão estudo de viabilidade