thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alckmin prevê entrada em vigor de pacto UE-Mercosul no 2º semestre, vê acordo com Emirados Árabes encaminhado

Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin

15 Jan (Reuters) – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira que espera que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia entre em vigor no segundo semestre deste ano.

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, do CanalGov, Alckmin disse ainda que um acordo comercial entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos está “entabulado” e acrescentou que existem tratativas em andamento com Canadá, México e Índia.

“Um acordo que há 25 anos era trabalhado, mas nunca saía, finalmente assina no sábado. Assinado, o Parlamento Europeu aprova a sua lei e nós no Brasil aprovamos a lei internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos no segundo semestre a vigência do acordo”, afirmou.

O acordo entre os dois blocos será assinado no sábado no Paraguai, país que detém a presidência rotativa do Mercosul, e, na sexta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá no Rio de Janeiro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

“(Está) entabulado já (o acordo) Mercosul e Emirados Árabes Unidos, estamos trabalhando com o Canadá, com a Índia, com o México. Preferências tarifárias, com a Índia, não é livre comércio”, disse.

O vice-presidente fez ainda a avaliação de que o acordo UE-Mercosul não atrapalha as negociações comerciais do Brasil com os Estados Unidos e disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue em busca de reduzir tarifas comerciais impostas por Washington que ainda pesam sobre alguns produtos brasileiros, após a retirada do tarifaço sobre vários itens.

Perguntado sobre a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas comerciais de 25% sobre os países que fazem comércio com o Irã, em meio à repressão das forças daquele país a manifestantes contrários ao governo, Alckmin apontou que o comércio brasileiro com Teerã é pequeno, mas que o Brasil, assim como todo mundo, trabalha para que essa tarifa não seja imposta. No âmbito do governo brasileiro, afirmou, o assunto está sendo tratado pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

(Por Eduardo Simões)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Funcionário conta notas de dólares em um banco em Westminster, Colorado, EUA

Dólar abre em baixa no Brasil com exterior e liquidação da Reag no radar

SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – O dólar iniciou a quinta-feira em baixa ante o real, com os investidores atentos ao noticiário local após o Banco Central determinar a liquidação extrajudicial da gestora Reag, enquanto no exterior a moeda norte-americana tinha sinais mistos ante as divisas de países emergentes. O

Colheita de soja

Conab reduz previsão para safra e exportações de soja 25/26 do Brasil

SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – A safra de soja 2025/26 do Brasil deve alcançar 176,1 milhões de toneladas, estimou nesta quinta-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reduzindo sua previsão em cerca de 1 milhão de toneladas frente ao mês passado. Mesmo assim, a expectativa ainda é de um

Shopping RIOSUL, no Rio de Janeiro

Vendas no varejo do Brasil superam expectativa em novembro com Black Friday

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 15 Jan (Reuters) – A Black Friday impulsionou as vendas no varejo do Brasil bem mais do que o esperado em novembro para uma alta de 1,0% em relação ao mês anterior, marcando o segundo avanço seguido. O resultado mensal divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto

Pessoa segurando dinheiro em notas de diferentes valores, com caderno, caneta, computador e smartphone na mesa, em ambiente de trabalho ou estudo.

Corrupção empresarial: dolo, omissão e responsabilidade penal

A corrupção empresarial é um dos temas mais sensíveis e debatidos no cenário jurídico brasileiro contemporâneo. Com a intensificação das operações de combate à corrupção, como a emblemática Lava Jato, e a evolução da legislação, o debate sobre os limites da responsabilidade penal de sócios, administradores e funcionários ganhou novos

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.