thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alckmin diz que governo buscará excluir mais produtos do tarifaço de Trump

Imagem de um homem idoso com óculos, cabelo grisalho, expressão séria, em uma situação de fala ou debate, destacando sua face de perfil.

SÃO CARLOS, São Paulo (Reuters) – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira que o governo brasileiro vai buscar a exclusão de mais produtos do país da tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a exportações do Brasil para os EUA.

Em conversa com jornalistas durante evento da companhia aérea Latam, em São Carlos, no interior paulista, Alckmin disse ainda que os elogios de Trump a Lula em discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, nesta semana, e a possibilidade de uma conversa entre os dois líderes foram “um passo importante” nas negociações comerciais com os EUA.

“Vamos trabalhar para reduzirmos essa alíquota (comercial imposta pelos EUA ao Brasil)”, disse Alckmin aos jornalistas. “De outro lado, excluir o máximo de produtos que a gente puder do tarifaço”, acrescentou.

Alckmin foi escalado por Lula para liderar as tratativas comerciais com os EUA ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Ao discursar na ONU nesta semana logo após a fala de Lula, Trump disse ter encontrado rapidamente o brasileiro antes de sua fala e afirmou ter gostado do líder brasileiro. Disse ainda que ambos tiveram uma “química excelente” e que combinaram de conversar na próxima semana.

Em entrevista coletiva de balanço de sua viagem a Nova York, Lula confirmou a breve conversa com Trump, classificando-a de “surpresa boa”.

Alckmin avaliou que o encontro entre os dois presidentes foi um primeiro passo e que agora novos passos precisam ser dados nas negociações entre os dois países.

“Acho que foi dado um passo importante entre o presidente Lula e o presidente Trump, vamos dar agora os outros passos”, disse Alckmin.

 

(Reportagem de Luciana Magalhães)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sede do Ministério da Fazenda em Brasília

Fazenda reduz projeção para o crescimento do PIB de 2,4% para 2,3% em 2026

BRASÍLIA, 6 Fev (Reuters) – A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou ligeiramente para baixo, nesta sexta-feira, sua projeção para o crescimento econômico em 2026, revendo para cima a estimativa para a inflação ao consumidor no ano. Relatório da SPE projetou a alta do PIB neste

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.