thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Agentes do Ibama e ICMBio protestam contra condições de trabalho sob governo Lula

Agentes do Ibama e ICMBio protestam contra condições de trabalho sob governo Lula

Por Jake Spring

DUBAI (Reuters) – Mais de 1.500 trabalhadores das agências federais de combate ao desmatamento estão exigindo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva melhores salários e condições de trabalho, de acordo com uma carta que assinaram e que foi vista pela Reuters nesta quarta-feira.

Os funcionários foram encarregados de executar a postura mais rígida de Lula em relação ao desmatamento, um ponto fundamental de sua campanha para restabelecer o Brasil como líder em mudanças climáticas, por meio da emissão de multas por infrações ambientais, entre outros meios.

As taxas de desmatamento na floresta amazônica brasileira caíram 50% nos primeiros 10 meses da Presidência de Lula, mas os trabalhadores afirmam que continuam sendo mal pagos e sobrecarregados de trabalho, enquanto Lula apregoa seu sucesso na conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) COP28, em Dubai.

A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, é vital para conter a mudança climática, pois absorve grandes quantidades de gases de efeito estufa que impulsionam o aquecimento global.

Os trabalhadores do Ibama e do ICMBio acusaram o governo Lula de “deslealdade” e disseram que suas condições de trabalho ameaçam o combate ao desmatamento.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, nomeado por Lula, disse que os trabalhadores tinham razão.

“Uma boa proporção dos resultados do desmatamento foi fruto do trabalho deles. Ë uma reivindicação justa deles, mas trabalhamos com limitações”, disse Agostinho à Reuters durante a COP28.

“O Ibama foi desmontado e nós estamos remontando”, acrescentou.

Agostinho disse que esperava poder contratar mais trabalhadores no próximo ano e culpou o Congresso por atrasar as aprovações orçamentárias.

O Ministério do Meio Ambiente disse que pretende contratar mais de 3 mil pessoas para o Ibama e o ICMBio no ano que vem.

O gabinete de Lula encaminhou os questionamentos enviados pela Reuters ao Ministério da Gestão, que não respondeu de imediato. O ICMBio não respondeu a um pedido de comentários.

As taxas de desmatamento dispararam durante o governo do antecessor de Lula, Jair Bolsonaro, que procurou abrir mais áreas da Amazônia para a agricultura e a mineração, argumentando que isso tiraria a região da pobreza.

Bolsonaro enfraqueceu as agências de conservação e fiscalização e as criticou abertamente por emitir multas ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Indústria poluente emitindo densa fumaça branca e vapor no céu azul em um dia ensolarado, destacando problema ambiental causado por emissão de gases.

Última análise da ONU mostra que promessas climáticas reduzem emissões em 12%

BELÉM (Reuters) – A quantidade anual de gases que causam o aquecimento do planeta adicionados à atmosfera diminuirá 12% até 2035 em relação aos níveis de 2019, de acordo com uma nova análise publicada nesta segunda-feira pela secretaria de mudanças climáticas da ONU (UNFCCC). O número revisado representa um progresso

Mulher de roupa semssada com expressão preocupada, cercada por pessoas na saída de um prédio, em um ambiente interno com paredes brancas e piso escuro, relacionada ao tema de crise política e protestos

Toffoli anula provas sobre ex-primeira dama do Peru no caso Odebrecht

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira a anulação de provas do acordo de leniência celebrado pela Odebrecht, atualmente conhecida como Novonor, contra a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, segundo decisão vista pela Reuters. O magistrado também proibiu que

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.