thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Acordo UE-Mercosul deve entrar em vigor provisoriamente a partir de março, diz diplomata da UE

Protesto de agricultores franceses contra acordo com Mercosul

Por Andreas Rinke

BERLIM, 22 Jan (Reuters) – O acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul provavelmente será aplicado em caráter provisório em março, disse um diplomata da UE à Reuters na quinta-feira, apesar de uma contestação iminente no tribunal superior do bloco.

Parlamentares da UE desferiram um golpe no controverso acordo comercial com Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai na quarta-feira, remetendo-o ao Tribunal de Justiça Europeu, o que pode atrasá-lo em dois anos.

“O acordo UE-Mercosul será aplicado provisoriamente assim que o primeiro país do Mercosul o ratificar”, disse um diplomata da UE à Reuters.

“Provavelmente será o Paraguai em março”, acrescentou o diplomata.

A UE assinou seu maior pacto comercial de todos os tempos com os membros do Mercosul no sábado, após 25 anos de negociações, e o atraso causou consternação entre muitas empresas na Alemanha e para um de seus principais apoiadores, o chanceler Friedrich Merz.

Ele disse aos delegados do Fórum Econômico Mundial em Davos que lamentava a decisão do Parlamento Europeu, o que significava que outro obstáculo havia sido erguido.

“Mas tenham certeza: Não seremos impedidos. O acordo do Mercosul é justo e equilibrado. Não há alternativa a ele se quisermos ter um crescimento maior na Europa”, afirmou ele na quinta-feira.

Os apoiadores argumentam que o acordo é importante para compensar os negócios perdidos com as tarifas dos EUA e para reduzir a dependência da China.

Os críticos, liderados pela França, afirmam que isso aumentará as importações de carne bovina, açúcar e aves a preços baixos, prejudicando os produtores nacionais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa conta notas de US$100 09/04/2025 REUTERS/Willy Kurniawan

Dólar mostra estabilidade na abertura no Brasil com exterior no foco

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O dólar oscila perto da estabilidade no Brasil nesta quinta-feira, enquanto no exterior a moeda norte-americana cede ante a maior parte das demais divisas, com os mercados ainda repercutindo as declarações mais brandas na véspera do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Groenlândia.

Imagem aérea de um rio sinuoso cortando uma densa floresta verde, com ondulações na água e árvores altas ao redor, capturada em uma ensolarada manhã de primavera. Embargo ambiental

Natureza Jurídica e Efeitos do Embargo Ambiental no Direito Brasileiro

O embargo ambiental é um dos instrumentos mais relevantes do Direito Ambiental brasileiro, especialmente no contexto das atividades rurais. Sua aplicação, fundamentos e consequências têm sido objeto de debates intensos, tanto na doutrina quanto na jurisprudência, refletindo a busca por equilíbrio entre proteção ambiental, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico. Neste

Notas de real e dólar em imagem de ilustração 18 de dezembro de 2024 REUTERS/Amanda Perobelli

Dólar cai ante o real com mercado à espera de discurso de Trump

SÃO PAULO, 21 Jan (Reuters) – O dólar oscila em baixa ante o real nesta manhã de quarta-feira, com os investidores à espera de discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, para medir a temperatura da crise envolvendo a Groenlândia. No Brasil, o

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.