thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lançamentos de Junho – Blog da Livraria RT

lançamentos de junho

Novidades de junho – descubra os mais recentes lançamentos da Revista dos Tribunais 

Com a legislação e a jurisprudência em constante evolução, é fundamental ter acesso a obras que reflitam as mudanças mais recentes no campo jurídico. Os lançamentos da Revista dos Tribunais foram escritos e atualizados por especialistas e acadêmicos renomados, cujo conhecimento e experiência garantem que você esteja bem-informado sobre os desenvolvimentos mais recentes em sua área de interesse. 

A RDTec (Revista de Direito e as Novas Tecnologias) chega à sua 19ª edição, com 10 artigos, divididos entre Inteligência Artificial, Law 4.0, Privacidade e Tecnologia e Sociedade. Dentre os livros, temos 14 novidades que abrangem as áreas de Penal, Civil, Ambiental, Comercial, Digital, Tributário Financeiro e Econômico. 

O autor Guilherme Guimarães Feliciano atualiza a área de Direito Digital com o inédito Proteção de dados pessoais e os impactos nas relações de trabalho, enquanto em Tributário a obra ICMS – Coleção Curso de Tributos Indiretos, de Adolpho Bergamini, chega em sua 5ª edição. 

Na obra Sentença, coisa Julgada e ação rescisória, José Miguel Garcia Medina trata sobre formação da sentença, as circunstâncias que devem estar presentes para que se considere ter havido coisa julgada e as formas de sua rescisão.  Ainda em Processo Civil, a editora lança O que provar? em que Luiz Guilherme Marinoni, Sérgio Cruz Arenhart e Daniel Mitidiero pretendem traçar o algoritmo do aparelho GPS no âmbito da atividade probatória. O livro oferece os critérios para determinar quais provas devem ser propostas, admitidas e produzidas, a fim de que o destino seja alcançado de modo mais rápido, seguro e menos custoso.

Um outro grande destaque é (I)mutabilidade das Decisões do STF em Matéria Tributária, de Rennan Thamay, que abre a discussão sobre a ideia trazida pelos Ministros Edson Fachin, Dias Toffoli e Luiz Fux, ao entender que a rescisão automática da coisa julgada tributária, em decorrência direta da nulidade da decisão judicial que aplica a lei inconstitucional, traria um risco sistêmico ao ordenamento jurídico brasileiro, em especial, a segurança jurídica em sua tridimensionalidade (passado, presente e futuro). Para completar as novidades de Civil, chega agora a 5ª edição da importante obra Colaboração no Processo Civil, de Daniel Mitidiero. 

Em Tributário, os autores João Francisco Bianco e Bruno Fajersztajn lançam a 25ª edição de Regulamento do Imposto de Renda com novos disciplinamentos legais, normas complementares, jurisprudência administrativa e judicial, regulamento do Simples Nacional; roteiros, vídeos, visual Law e índice alfabético-remissivo. Já para os estudiosos e advogados da área Penal foram atualizadas na 3ª edição de Comentários à Lei 12.850/2013, de Antonio Wellington Brito Júnior, as recentes decisões paradigmáticas das cortes superiores, além das legislações alusivas às matérias nela discutidas, com remissão frequente às novidades trazidas pelo Pacote Anticrime [Lei 13.964/2019].

Quem se interessa por meio ambiente e direito internacional poderá adquirir o lançamento Ecocídio, de Djalma Alvarez Brochado Neto – uma investigação sobre a evolução da ideia de ecocídio e avaliação se o crime encontra hoje estrutura técnica e relevância prática para ser incluído no Tribunal Penal Internacional. Ainda sobre meio ambiente, chega em junho a primeira edição de Curso de Direito Climático de Gabriel Wedy, Ingo Wolfgang Sarlet e Tiago Fensterseifer. Em 512 páginas o leitor se informa sobre todos os principais tópicos relacionados ao assim chamado Direito Climático: introdução e teoria geral, os princípios internacionais e constitucionais relacionados ao tema, os tratados internacionais correspondentes, o direito fundamental a um clima limpo e seguro e os respectivos deveres de proteção estatais e deveres fundamentais, notícias sobre outras ordens jurídicas, legislação brasileira sobre a matéria e o papel da litigância climática, tanto no Brasil quanto em outros Países. 

Os especialistas na área Ambiental também poderão se atualizar com Legislação Ambiental Comentada, de Curt Trennepohl, Natascha Trennepol e Terence Trennepohl. A obra inédita aborda a legislação ambiental brasileira que trata dos recursos naturais, seus usos e sua apropriação pelo homem, analisada artigo por artigo, estabelecendo a interdependência entre as diferentes normas.

Também no conjunto de primeiras edições, o coordenador Gustavo Machado Gonzalez lança Processo Sancionador nos Mercados Financeiro e de Capitais, um livro que reúne assuntos relacionados a processos administrativos sancionadores no âmbito da Comissão de Valores Mobiliários e do Banco Central do Brasil. Traz, ainda, artigos pioneiros sobre a atuação da BSM Supervisão de Mercados. 

Para a área comercial temos duas novidades neste mês: Recuperação de Empresas, de Eduardo da Silva Mattos e José Marcelo Martins Proença, indicado para todo e agente que tenha interesse ou trabalhe com empresas em crise e a 3ª edição de Manual de Direito para Startups, de Erik Frederico Oioli.

Não perca a oportunidade de adquirir os nossos mais recentes lançamentos. Nossa coleção cuidadosamente selecionada irá ajudá-lo a se manter atualizado com as mudanças legais, expandir seus conhecimentos e se destacar em sua carreira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem pensativo em uma reunião, com a bandeira da Agência Internacional de Energia Atômica ao fundo, evocando importantes discussões sobre energia nuclear.

Agência nuclear da ONU diz que deve estar envolvida em negociações entre Irã e EUA

DUBAI (Reuters) – A agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) deve desempenhar um papel nas negociações nucleares entre Irã e Estados Unidos, disse o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, nesta quinta-feira, antes da segunda rodada de negociações entre Washington e Teerã. Grossi, que

Bandeiras da China e dos Estados Unidos sobrepostas, representando as relações entre os dois países e temas de comércio e diplomacia.

China e EUA enfrentam impasse sobre quem deve iniciar negociações comerciais

PEQUIM (Reuters) – O Ministério do Comércio da China pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos que parem de exercer “pressão extrema” sobre a segunda maior economia do mundo e exigiu respeito em qualquer negociação comercial, mas os dois lados têm permanecido em um impasse sobre quem deve iniciar as discussões.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.