thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tremembé — O presídio dos famosos e o fascínio do True Crime no Brasil

tremembé

A série “Tremembé”, produzida pelo Prime Video e dirigida por Vera Egito, tem ganhado grande notoriedade nos últimos dias ao mostrar o dia a dia na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, também conhecida como Tremembé II. A produção se destaca por retratar a rotina de prisioneiros nacionalmente conhecidos e explorar os crimes que os levaram à prisão. Disponível exclusivamente no Prime Video, a série conta atualmente com 5 episódios, cada um com cerca de 50 minutos.

No elenco, estão nomes de peso: Marina Ruy Barbosa como Suzane Von Richthofen, Bianca Comparato como Anna Carolina Jatobá, Carol Garcia como Elize Matsunaga, Anselmo Vasconcelos como Roger Abdelmassih, Lucas Oradovschi como Alexandre Nardoni, Felipe Simas como Daniel Cravinhos, Kelner Macêdo como Cristian Cravinhos e Letícia Rodrigues como Sandão, entre outros.

Lançada em 31 de outubro de 2025, a série se baseia nos livros do jornalista e escritor brasileiro Ullisses Campbell, que já escreveu diversas obras sobre crimes notórios e a vida no sistema prisional brasileiro, como “Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido” e “Suzane: Assassina e Manipuladora”.

Sobre a Penitenciária Tremembé:

Construída em 1948, a Penitenciária Tremembé II é composta por cinco unidades prisionais, sendo três masculinas e duas femininas. Localizada na cidade de Tremembé, no Estado de São Paulo. Desde 2002, passou a receber condenados de grande notoriedade nacional, o que lhe rendeu o apelido de “presídio dos famosos”.

A concentração de casos de grande repercussão nacional nessa unidade prisional tem como objetivo preservar a integridade física desses detentos, que, por terem cometido crimes amplamente divulgados pela mídia, estariam mais vulneráveis a violências por parte de outros presos.

Atualmente, poucos dos nomes presentes na série continuam cumprindo pena no presídio, como é o caso do ex-médico Roger Abdelmassih e de Lindemberg Alves, condenado pelo homicídio de sua ex-namorada. Os demais já deixaram o cárcere e respondem em liberdade condicional, como Alexandre Nardoni, Anna Carolina Jatobá, Cristian Cravinhos, Daniel Cravinhos, Suzane Von Richthofen e Elize Matsunaga.

O Fenômeno True Crime:

O sucesso da série revela uma nova tendência nacional: o true crime, um gênero que se propõe a examinar crimes reais, investigando tanto a motivação quanto a forma como os delitos aconteceram. Diversos fatores podem explicar esse aumento de interesse, sendo um deles a curiosidade em entender as razões psicossociais por trás das ações criminosas.

O gênero vem sendo explorado em documentários, livros, podcasts, filmes e vídeos, mas também é alvo de críticas, principalmente pela possível romantização de criminosos e banalização de seus delitos.

Para quem deseja explorar mais a fundo o gênero True Crime, seguem algumas recomendações:

 

  • Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime (Netflix): Série documental com 4 episódios que aborda os momentos antes, durante e depois do homicídio do empresário Marcos Kitano Matsunaga, diretor da Yoki, morto pela esposa Elize Matsunaga em 2012.
  • Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez (HBO Max): Série documental de 2022, com 5 episódios, que conta a história do assassinato da atriz Daniella Perez pelo ator Guilherme de Pádua e sua esposa, ocorrido em 1992.
  • Luís Antônio: Caso Evandro (Globoplay): Série documental lançada em 2021 que aprofunda a história do assassinato do menino Evandro, de 6 anos, ocorrido em Guaratuba (PR), em 1992.
  • Maníaco do Parque (Prime Video): Série documental que revisita os crimes de Francisco de Assis Pereira sob a perspectiva das vítimas sobreviventes e das famílias das mulheres assassinadas.
  • Jeffrey Dahmer: Um Canibal Americano (Netflix): Minissérie lançada em 2022 que retrata a vida de Jeffrey Dahmer, um dos serial killers mais notórios dos Estados Unidos.
  • Love & Death (HBO Max): Minissérie sobre o caso real de Candy Montgomery, que, em 1980, na cidade de Wylie, Texas, foi acusada de matar Betty Gore, esposa de seu amante, com golpes de machado.

Podcasts recomendados:

  • Modus Operandi: Apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafé, aborda semanalmente casos reais de crimes no Brasil, trazendo contexto, debates e reflexões.
  • Projeto Humanos: Podcast idealizado por Ivan Mizanzuk, que, por meio do formato storytelling, narra casos criminais famosos em formato documental.
  • Praia dos Ossos: Podcast da Rádio Novelo sobre o assassinato da socialite Ângela Diniz, ocorrido em 1976, e os julgamentos que se seguiram.

Em suma, a série “Tremembé” e o novo fenômeno do true crime não apenas promovem importantes debates sobre o sistema penal e a ressocialização, como também aproximam o público em geral da legislação penal comum. Todavia, essa tendência deve ser acompanhada com atenção, a fim de evitar a romantização de fatos delituosos.

Para quem deseja entender mais sobre Direito Penal, recomenda-se a leitura dos livros:

 

Agora, conte nos comentários: você já assistiu “Tremembé”? O que achou da série?

 

REVISTA DOS TRIBUNAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Lula e Joe Biden se cumprimentando durante reunião oficial, simbolizando parceria entre Brasil e EUA, com bandeiras de ambos os países ao fundo e decoração elegante.

EUA podem dar resposta a proposta brasileira sobre tarifas na 6ª, diz Vieira

(Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quinta-feira, após reunião em Washington com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que o governo dos Estados Unidos deve oferecer uma resposta à proposta brasileira para as tarifas na sexta-feira ou na próxima semana. “O secretário de Estado

Celebradores indígenas participam de evento cultural no contexto do fim da agenda do COP 30 Brasil, mostrando tradições e vestimentas típicas.

COP30-Manifestantes indígenas bloqueiam entrada da cúpula climática em Belém

Por Adriano Machado BELÉM (Reuters) – Dezenas de manifestantes indígenas bloquearam a frente do local da cúpula COP30 em Belém na manhã de sexta-feira, em protesto que forçou os delegados a usarem uma entrada lateral para retomar as negociações sobre o combate às mudanças climáticas. Em meio ao protesto pacífico,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.