thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PL da Dosimetria: Entenda os principais pontos de mudança na Lei

Imagem de um martelo de juiz sobre uma mesa de tribunal, simbolizando justiça e lei, com iluminação quente ao fundo. Representa o sistema judicial e processos legais.

O PL da Dosimetria (Projeto de Lei nº 2.162/2023) foi aprovado no Senado Federal em 17 de dezembro de 2025, por 48 votos favoráveis e 25 contrários. O texto, que altera as regras de progressão de regime para pessoas apenadas, modifica o cálculo da pena (dosimetria) e ajusta normas de execução penal relacionadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito,  segue agora para a sanção presidencial.

Apesar da expectativa de veto pelo Presidente da República, a proposta ainda poderá gerar mudanças significativas no Direito Penal brasileiro caso o Congresso Nacional venha a derrubar um eventual veto presidencial. Assim, torna-se fundamental acompanhar de perto o andamento desta proposição.

A seguir, apresentamos as principais alterações do projeto em um quadro comparativo:

 

Lei/Artigo Alterado Como está hoje Como fica com o PL 2162/2023
Lei nº 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) Percentuais variam de 16% a 70% conforme primariedade, reincidência, tipo de crime (hediondo, com resultado morte, organização criminosa, etc.). Exige exame criminológico em alguns casos e prevê regra especial para mães/responsáveis por crianças ou pessoas com deficiência Detalha ainda mais os percentuais e amplia hipóteses: inclui 20% (reincidente em crimes diversos), 25%/30% (crimes dos Títulos I e II do CP com violência), 50% (comando de organização criminosa, milícia, hediondo com morte), 55% (feminicídio), 60% (reincidente hediondo), 70% (reincidente hediondo com morte). Veda livramento condicional em mais hipóteses.
Lei nº 7.210/1984, art. 126 (§ 9º incluído) Remição por trabalho ou estudo só para regime fechado ou semiaberto. Não há previsão para regime domiciliar. Prevê a remição da pena em regime domiliciliar.
Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940), art. 359-M-A (inclusão) Não há artigos específicos para crimes de multidão. Aplica-se concurso de pessoas (arts. 29-31), agravantes (arts. 61-62), e regras de concurso de crimes (arts. 69-71). Crimes em grupo têm agravantes ou qualificadoras em tipos específicos (ex: rixa, roubo, extorsão) Cria os arts. 359-M-A e 359-M-B: crimes do mesmo contexto têm pena pelo concurso formal próprio (sem cômputo cumulativo); crimes em multidão têm pena reduzida de 1/3 a 2/3 se não houver liderança ou financiamento.

As consequências da PL da Dosimetria

Portanto, o PL 2.162/2023, embora detalhe de forma mais precisa as regras de progressão de regime, acaba por enfraquecer a execução penal ao flexibilizar a remição de pena para quem cumpre pena em casa e ao permitir a redução da pena para participantes secundários em crimes cometidos em contexto de multidão. Essas mudanças ampliam o acesso a benefícios e podem diminuir o tempo efetivo de cumprimento de pena, contrariando a tendência de maior rigor penal.

Essas mudanças ainda deverão enfrentar amplas discussões, tanto na sociedade civil quanto no âmbito dos três Poderes da República. Com a provável promulgação das novas regras, a norma também poderá ser submetida ao controle de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como já ocorre atualmente com outras legislações.

De toda forma, trata-se de um tema que exige atenção especial de profissionais e estudantes de Direito.

Gostou do texto? Leia mais sobre as principais atualizações do Direito Penal na obra “Direito Penal”, Vol. 1 ao 5 de Luciano Anderson de Souza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Sessão plenária do Senado Federal com senadores e senadoras discutindo e votando projetos importantes em Brasília, com painéis de votação e ambiente formal.

Votação do Orçamento de 2026 é adiada para sexta-feira

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A votação do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026 no Congresso Nacional foi adiada para a sexta-feira, informaram as agências Câmara e Senado. A votação estava prevista para esta quinta-feira, mas antes de ser analisado em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, o projeto

Homem de terno e gravata em um ambiente de escritório, com expressão séria, representando um profissional de negócios no contexto do mundo corporativo.

Câmara declara perda do mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Maria Carolina Marcello BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda dos mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ). Ato da Mesa publicado no Diário Oficial da Câmara declara que decisão foi tomada por conta das faltas dos parlamentares

Imagem de um idoso com cabelo branco, barba grisalha, vestindo terno cinza e gravata, em uma ocasião formal, com expressão séria e ao fundo pessoas em um evento ao ar livre.

Lula diz que vetará projeto sobre dosimetria

BRASÍLIA, 18 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que vetará o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou com os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.