thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Revista dos Tribunais lança RIAD: Primeira revista brasileira dedicada à Inteligência Artificial e Direito

Nova publicação da RT une expertise jurídica e inovação tecnológica para discutir os impactos transformadores da IA no universo legal brasileiro

A Thomson Reuters – Revista dos Tribunais, uma das pioneiras em trazer conteúdos relacionados ao Direito Digital, acaba de lançar a Revista de Inteligência Artificial & Direito (RIAD), uma publicação inédita que promete transformar o debate sobre IA no meio jurídico brasileiro.

O que é a RIAD?

riad
A RIAD posiciona-se como uma publicação de referência, dedicada a desvendar os múltiplos aspectos da Inteligência Artificial no universo jurídico. Com coordenação de Francisco Cahali e coordenação adjunta de Ana Frazão, a revista tem o compromisso de fornecer conteúdo aprofundado e constantemente atualizado sobre a interseção dinâmica entre o Direito e as inovações tecnológicas impulsionadas pela IA.

“Com a importância crescente da inteligência artificial em nossas vidas, torna-se necessário ter uma fonte de informação e atualização sobre a matéria, que também estimule o pensamento crítico e o desenvolvimento de soluções para os principais problemas. Essa é a proposta da nossa revista.”, comenta Ana Frazão.

Principais temas abordados:

A revista explora questões fundamentais para a comunidade jurídica moderna:

  • Evolução da legislação sobre IA no Brasil;
  • Questões éticas complexas na utilização de IA em decisões automatizadas;
  • Implicações tecnológicas em áreas como proteção de dados e propriedade intelectual;
  • Responsabilidade civil no contexto da inteligência artificial;
  • Proteção de direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital;
  • Análise crítica da jurisprudência sobre IA nos tribunais brasileiros.

Destaques da primeira edição:

A edição inaugural da RIAD traz artigos de peso sobre temas cruciais:

A Decisão Judicial na Era da Inteligência Artificial: o juiz ainda é necessário?” – por Erik Frederico Gramstrup e Adriano Ferriani, analisando os limites ético-filosóficos da IA na jurisdição.

Inteligência Artificial e a Infância e Adolescência: benefícios e ameaças a direitos” – por Kelli Angelini Neves, explorando os impactos da IA sobre crianças e adolescentes.

Inteligência Artificial e Direitos da Personalidade: uma conexão necessária” – por Maria Helena Diniz, Mariana Ribeiro Santiago e Déborah R. Lambach Ferreira da Costa.

Os Impactos da Inteligência Artificial no Direito das Sucessões” – por Patrícia Corrêa Sanches, examinando a herança digital e proteção da imagem post mortem.

Impacto no Setor Jurídico

Com uma visão abrangente e um olhar prospectivo, a RIAD surge como o principal ponto de encontro para o debate qualificado sobre o impacto transformador da Inteligência Artificial na sociedade e no Direito. Embora focada primordialmente no público jurídico, sua relevância transcende fronteiras, atraindo também profissionais de outras áreas da Inteligência Artificial interessados na amplitude e nas repercussões da aplicação dessa ferramenta no campo legal.

“Com uma visão abrangente e um olhar prospectivo, a RIAD consolida-se como o principal ponto de encontro para o debate qualificado sobre o impacto transformador da Inteligência Artificial na sociedade e no Direito.”, afirma Francisco Cahali.

Como acessar e contribuir

A RIAD está disponível na plataforma digital da Thomson Reuters: https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/webrevistas.html 

Profissionais interessados em publicar artigos podem enviar suas submissões através do e-mail: revistariad@gmail.com 

As normas de submissão estão disponíveis em: https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/webrevistas/normas-submissao-periodicos-rt.html 

O lançamento da RIAD representa um marco importante para o direito brasileiro, oferecendo um espaço acadêmico qualificado para discutir os desafios e oportunidades que a inteligência artificial traz para o universo jurídico. A revista chega em momento oportuno, quando o país debate regulamentações sobre IA e busca equilibrar inovação tecnológica com proteção de direitos fundamentais.

Lançamento:

A primeira edição da RIAD será lançada durante a Fenalaw, um dos maiores e mais completos eventos jurídicos da América Latina. Confira os detalhes:

 📅 24 de Outubro de 2025 | 10h às 12h | Vila do Conhecimento – 6º andar

Obra: RIAD – Revista de IA & Direito

Coordenadores: Ana Frazão e Francisco Cahali

SERVIÇO:

Evento aberto ao público mediante cadastro no site, informe-se em https://www.fenalaw.com.br/ (Visitação gratuita | Sujeito a lotação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Analista de mercado financeiro monitorando gráficos e dados em telas de computador em um ambiente de sala de operações de bolsa.

Wall Street avança com investidores animados com alívio tarifário e dados positivos

Por David French 22 Jan (Reuters) – Os principais índices de Wall Street encerraram em alta nesta quinta-feira, o segundo dia consecutivo de ganhos, conforme investidores compraram ações depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rescindiu as ameaças de tarifas sobre aliados europeus, enquanto dados destacaram a resiliência

Primeiro-ministro Narendra Modi e então-presidente Jair Bolsonaro em um aperto de mãos durante encontro oficial, com expressão cordial. Foto capturada em um ambiente formal, destacando o relacionamento diplomático entre Índia e Brasil.

Primeiro-ministro da Índia e Lula conversam sobre parceria estratégica

22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do

Tanques de armazenamento de grãos despejando produto em silos agrícolas, representando a agricultura e a produção de alimentos em campo.

Abiove prevê esmagamento recorde de 61 mi t de soja no Brasil em 2026

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O esmagamento de soja no Brasil deverá alcançar um recorde de 61 milhões de toneladas em 2026, contra 58,5 milhões em 2025, segundo levantamento mensal da associação da indústria Abiove divulgado nesta quinta-feira. Já a safra de soja do Brasil foi estimada em 177,124

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.